30 MAR 2015
Pontos MIS promove oficina gratuita de construção de brinquedos ópticos

No dia 18 de abril, das 9 às 13 horas, será realizada na Secretaria Municipal de Cultura a Oficina de Construção de Brinquedos ópticos com o  Núcleo de Cinema de Animação de Campinas. A ação gratuita é viabilizada pelo programa Pontos MIS [Museu da Imagem e do Som], do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com Prefeitura de Botucatu.

A oficina de animação por meio da construção de brinquedos ópticos visa estimular e compreender a essência do mecanismo da representação gráfica do movimento através de animações cíclicas.

O modelo chamado de zoo-fenaquistiscópio é a junção de dois brinquedos ópticos inventados há mais de 170 anos. Os brinquedos não eram, na verdade, brinquedos e sim instrumentos para medir e provar o fenômeno da persistência da imagem na retina do olho humano. Além de divertida, a atividade de construção dos brinquedos ópticos possibilita a descoberta do princípio da grande arte do cinema.

A atividade será ministrada pelo Núcleo de Cinema de Animação de Campinas que atua há 40 anos desenvolvendo atividades relacionadas ao ensino, pesquisa, produção e divulgação da técnicas de animação, não somente em Campinas, mas em todo o Brasil e também no mundo. Ao longo destes anos, realizou centenas de oficinas de produção em todo o território nacional.

A oficina oferece 20 vagas para pessoas, com idade a partir de 14 anos, e será realizada no piso superior do Teatro Municipal - Camillo Fernandez Dinucci. Os interessados podem realizar suas inscrições na própria Secretaria de Cultura, localizada na Praça Coronel Moura, nº27, no Centro. Outras informações pelos telefones (14) 3882 -1489 ou 3882-0133.

Serviço
Praça Coronel Moura, nº27- Centro (Paratodos) - Piso Superior do Teatro Municipal
E-mail: macbtu@botucatu.sp.gov.br
Saiba mais: www.pontosmis.org.br/ www.facebook.com/pontosmissp