04 FEV 2014
Botucatu renova Vivaleite por mais 2 anos

O secretário estadual de Desenvolvimento Social, Rogerio Hamam, esteve em Botucatu na manhã desta terça-feira (4) e renovou por mais dois anos os convênios do projeto Vivaleite com 13 municípios da região.

O evento realizado no escritório regional do Sebrae contou com a presença do prefeito de Botucatu, João Cury Neto; coordenador de Segurança Alimentar da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Aildo Rodrigues; diretor da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads) de Botucatu, Ricardo Augusto Verginelli.

Também estiveram presentes no encontro os prefeitos de Anhembi, Areiópolis, Bofete, Conchas, Laranjal Paulista, Pardinho, Pereiras, Porangaba, Pratânia, São Manuel e Torre de Pedra.

Na região de Botucatu, o Vivaleite beneficia 4.752 crianças. São 71.280 litros de leite distribuídos por mês com investimento de R$ 131.946,60 do Governo do Estado. Trata-se de um projeto social de distribuição gratuita de leite fluido, pasteurizado, com teor de gordura mínimo de 3%, enriquecido com ferro e Vitaminas A e D. Em janeiro de 2011, sua gestão foi transferida da Secretaria de Agricultura para a Secretaria de Desenvolvimento Social.

Ele tem o objetivo de oferecer um complemento alimentar seguro e de alto valor nutritivo às pessoas de baixa renda, além de gerar, de forma indireta, novos empregos no campo. São 115 milhões de litros de leite enriquecido distribuídos por ano, e que beneficia 520,5 mil crianças e mais de 111,5 mil idosos em todo Estado de São Paulo.

Rico alimento
O coordenador de Segurança Alimentar da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Aildo Rodrigues, explica que o projeto visa a distribuição de leite para as crianças carentes do Estado de 6 meses a 7 anos e para os idosos na grande São Paulo.

“Este projeto é muito significativo. Vai além  da entrega do leite. À medida que ele recebe os nutrientes necessários se torna um importante complemento alimentar que traz o fortalecimento para a criança desnutrida”, diz.

Cristina Lourenço Barros, mãe de Ketlin, de 3 anos, recebe leite do projeto desde quando a filha tinha nove meses. Atendida pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da região Leste de Botucatu, ela afirma o projeto tem sido vital para o bom desenvolvimento de Ketlin.

“O leite do projeto ajudou minha filha com seu refluxo, na ganha peso e também colaborou para seu desenvolvimento. Este projeto ajuda muitas crianças humildes. Só tenho a agradecer”, afirma.
O prefeito João Cury Neto informou que em Botucatu o Vivaleite tem um complemento por parte do Poder Público Municipal.

“A Prefeitura de Botucatu coloca mais meio litro de leite para cada meio litro que o Estado nos encaminha. Esta ação é feita com o objetivo de reforçar a demanda que recebemos. Acabamos dando condições para a família receber diariamente  um litro de leite por criança. O Vivaleite é um projeto que faz a diferença na vida das crianças. Nossa intenção é receber em Botucatu também o leite para idosos assim que for possível o Estado expandir essa ação”, comenta.

João Cury ainda aproveitou a oportunidade para reforçar ao secretário estadual de Desenvolvimento Social, Rogerio Hamam, o pedido de instalação de uma unidade do programa Bom Prato em Botucatu, com apoio dos demais prefeitos presentes.

Ao fazer uso da palavra o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Rogerio Hamam, agradeceu a oportunidade da renovação do Vivaleite com os Municípios da região.

“Este projeto é extremamente importante, ele apresenta números impressionantes. São distribuídos 117 milhões de litros de leite por ano no Estado de São Paulo. Ele oferece um leite fortificado que não só auxilia no desenvolvimento das crianças como também na prevenção de doenças”, argumenta.

Capacitação
Após a renovação dos contratos, na parte da tarde foi realizada a capacitação “As melhorias práticas para a distribuição do leite” com gestores e técnicos municipais do projeto. Na oportunidade foram tratados assuntos como: histórico do projeto, regras de atendimento, obrigações dos municípios e dos beneficiados, distribuição, condições de armazenamento e qualidade do leite.