06 MAR 2024
Mulheres podem contar com serviço especializado para enfrentar violência
Desde 2020, Centro de Referência da Mulher oferece atendimento com objetivo de promover a orientação, fortalecimento, autoestima e empoderamento das mulheres para que elas se tornem protagonistas e que consigam romper com o ciclo violência.

Na próxima sexta-feira, 08 de março, é o Dia Internacional das Mulheres e Prefeitura de Botucatu, nesta semana, destacará alguns dos serviços especializados para as mulheres no Município.

Um destes é o Centro de Referência da Mulher “Aline Aparecida da Silva” de Botucatu. Inaugurado em dezembro de 2020, o serviço tem como objetivo acolher as mulheres em situação de violência, orientando-as sobre os diferentes serviços disponíveis para prevenção e apoio para enfrentamento da violência doméstica. O CRM conta atualmente com uma equipe composta por duas Assistentes Sociais e uma Psicóloga.

Em 2023 cerca de 350 mulheres passaram por atendimento.

No CRM, mulheres que sofrem todos os tipos de violência como a física, psicológica, sexual, patrimonial, moral, virtual ou assédio no trabalho encontram atendimento/acolhimento individual.

Para ter acesso ao serviço, as mulheres podem procurar por conta própria, ou serem encaminhadas pela Delegacia de Defesa da Mulher a partir da elaboração de boletim de ocorrência, Patrulha Maria da Penha, Rede Socioassistencial, Rede de saúde, Educação, Promotoras Legais Populares, Conselho Tutelar, Disk 100 ou 180, OAB por Elas.

Qualquer mulher que se identifique estar em uma relação abusiva pode procurar pelo atendimento do CRM, seja indo até o local (Avenida Paula Vieira, 511 - Vila Jahu), ou por contato telefônico (14) 3811-1580 ou WhatsApp (14) 98177-7551.

Serviços oferecidos pelo Centro de Referência da Mulher “Aline Aparecida da Silva”:
- Atendimento individual/acolhimento de mulheres que sofrem todos os tipos de violência;
- Atendimento com objetivo de promover a orientação, fortalecimento, autoestima e empoderamento das mulheres para que elas se tornem protagonistas e que consigam romper com o ciclo violência;
-Atendimento da equipe OAB por Elas todas as quartas-feiras, que tem por objetivo realizar orientações jurídicas e nomeação de advogado via OAB.
- Encaminhamento para o Projeto APCD por Elas: que tem por objetivo o atendimento das mulheres que possuem alguma lesão bucal ou facial em decorrência da violência.
- Encaminhamentos diversos, para a rede de serviços como saúde, educação, trabalho pelo Projeto Tem Saída, Botucatu em Frente entre outros.

O CRM também faz o trabalho de informação e divulgação do seu serviço nos demais equipamentos de assistência social, saúde, educação e outros serviços do Município, ministrando palestras sobre o tema, bem como participando de encontros, reuniões e audiências públicas para debater e divulgar o assunto.

O Centro de Referência da Mulher é um espaço seguro de escuta e acolhimento para todas as mulheres que necessitam de atendimento. Falar sobre a relação abusiva pode ser muito difícil, e no CRM estas mulheres não estão sozinhas no enfrentamento dessa situação.

Não se calem e busquem ajuda! Nós estamos aqui por vocês!

Serviço:
Centro de Referência da Mulher “Aline Aparecida da Silva”
Endereço: Avenida Paula Vieira, 511 - Vila Jahu
WhatsApp (14) 98177-7551