30 MAR 2012
MOBILIDADE URBANA
Em Botucatu, contadores regressivos reduzem acidentes nos cruzamentos

Dados levantados pela Secretaria Municipal de Transporte (Semutran) em parceira com a Polícia Militar (PM) apontam que em 2010 Botucatu registrou, nos cruzamentos semafóricos, 75 acidentes e em 2011 este número caiu para 57, ou seja, 24%.

Esta redução significativa também se deve a uma inovação tecnológica incorporada ao trânsito de Botucatu pela atual administração: os contadores regressivos semafóricos, que foram amplamente aprovados pela grande maioria dos motoristas e pedestres que circulam pela Cidade.

No total Botucatu conta com 31 cruzamentos semafóricos, sendo que 16 deles possuem contadores (confira a lista abaixo). Instalados no mês de junho de 2011, esses novos aparelhos foram responsáveis pela redução de 36% dos acidentes com vítimas e 14%, sem vítimas.

O secretário municipal de Transporte, Vicente Ferraudo, explica que como medida de engenharia para a redução de acidentes, os contadores semafóricos têm uma grande importância já que Botucatu assinou no ano passado o pacto mundial elaborado na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), no qual compromete os países, entre eles o Brasil, a desenvolverem nos próximos dez anos ações concretas para a redução em 50% do número de feridos e mortes causadas no trânsito.

“Em menos de um ano Botucatu obteve bons resultados. Então isso quer dizer que os dados de redução seriam ainda mais expressivos se todos os cruzamentos possuíssem contadores desde janeiro do ano passado”, ressalta.

Mas expectativa é justamente que esta redução no número de acidentes continue de forma expressiva em Botucatu e para isso a Semutran já realizou no começo de 2012 a aquisição de mais 25 equipamentos que farão com que todos os semáforos disponham desse novo recurso. O processo de compra já foi concluído pela Copel (Comissão Permanente de Licitações), um investimento de R$ 2.000,00 por aparelho em média. A intenção da Semutran é que todos os cruzamentos, que não possuem contadores regressivos, sejam contemplados com a nova tecnologia até o final de abril.

Cruzamentos que possuem contadores regressivos

Av. Dom Lúcio x R. Campos Salles

Av. Dom Lúcio x R. Major Leonidas Cardoso

Av. Santana x R. Newton Prado