18 MAI 2010
Festival botucatuense de Cultura Japonesa tem abertura nessa sexta-feira

A Cidade de Botucatu recebe nessa semana, de sexta a domingo [21 a 23], o Tomodati - Festival Botucatuense de Cultura Japonesa. Tomodati em tradução livre significa “amizade, amigo”. O evento tem a abertura oficial programada para às 20 horas de sexta-feira [21], no Teatro Municipal “Camillo Fernandes Dinucci”.

Segundo informações do sócio-fundador da Cultura Japonesa de Botucatu, Minoru Sakate, este é o primeiro Festival de Cultura Japonesa de grandes proporções na Cidade. “É a primeira vez que Botucatu promove um evento desta envergadura. Antes existiam comemorações, mas nada comparado a este Festival”, diz.

A expectativa de Sakate é justamente promover a integração. “Esperamos contribuir para o entrosamento entre as culturas japonesa e brasileira”, conclui.

O evento contará com a presença de autoridades do Consulado do Japão, da Fundação Japão e da Japan International Cooperation Agency [JICA], além de comidas típicas, exposições de arte, arranjos florais, miniaturas, caligrafia japonesa, cerimonial japonês e outras atrações. No sábado [22], às 9 horas, integrando o Festival, Botucatu recebe o Campeonato Paulista da Federação Paulista de Judô sub-17, no Ginásio de Esportes “Dr. Mário Covas Júnior”.

Confira a programação do evento

21/05 - Teatro Municipal 'Camillo Fernandes Dinucci'

20h - Abertura

22/05 - Espaço Cultural 'Antônio Gabriel Marão'

11h - Abertura com Cônsul Geral e Comitiva

15h - Shinkyo Daiko [SP]

16h - Karaokê

18h - Coral Família Yanagizawa

Projeto Yume, no Iglu 8

19h – Encontro de Flautas com Shen Ribeiro e Zé Cláudio.

20h - Ballet Yuba - Grupo de Mirandópolis, formado por lavradores imigrantes japoneses e seus descendentes, moradores da Fazenda Yuba, local onde se dedicam não apenas à agricultura, mas também à dança, ao teatro, à pintura e ao canto coral, tudo de acordo com os ensinamentos do fundador da comunidade, Issamu Yuba, defensor da ideia de que uma vida saudável tinha, como pilares básicos, o cultivo da terra e da arte. O grupo faz turnês pelo Brasil e já se apresentou no Exterior. Em Botucatu esteve há mais de 20 anos atrás.

23/05 - Espaço Cultural 'Antônio Gabriel Marão'

15h - Kaze Daiko [Botucatu]