04 MAR 2010
Atualizada:Espetáculo Primeiras Rosas abre Mostra de teatro “Cena Aberta”,hoje

A Mostra de teatro “Cena Aberta” começa nessa quinta-feira[4] com a apresentação do espetáculo “Primeiras rosas” do grupo Pia FrAus. O evento marca a abertura da programação cultural 2010, no Teatro Municipal 'Camillo Fernandez Dinucci', com duas sessões uma as 17h para alunos do ensino e outra para a público em geral as 20h30.

A peça tem a duração de 70 minutos e tem a classificação da faixa etária de 16 anos.

De acordo com o administrador do teatro municipal Tico Viela, a entrada é franca e o público deve retirar os ingressos uma hora antes do espetáculo.

Primeiras Rosas - a peça reúne quatro estórias do livro “Primeiras Estórias”, de Guimarães Rosa: “As Margens da Alegria”, “A Terceira Margem do Rio”, “O Cavalo que Bebia Cerveja” e “Seqüência” como fonte de inspiração.

Com quatro diferentes diretores: Alexandre Fávero [Cia Lumbra – Porto Alegre], Miguel

Vellinho [PeQuod – Rio de Janeiro], Carlos Lagoeiro [Teatro Munganga – Holanda] e

Wanderley Piras [ Cia da Tribo – São Paulo], todos ligados ao teatro de bonecos

contam, cada qual a sua maneira, uma das estórias escolhidas.

A peça é uma oportunidade do público conhecer um pouco mais das diversas técnicas o teatro de animação e ver que esse tipo de teatro não é exclusividade das peças

infantis.

O conto “Sequência” foi dividido em quatro partes que interligam os outros contos

da peça. Sua técnica de animação é a manipulação direta: os personagens são

representados por bonecos e manipulados por atores diretamente com as mãos. É

também o caso do segmento “A terceira margem do rio”, sendo que aqui os bonecos

contracenam com atores de carne e osso, sem privilegiar uns nem outros. Este

segmento, apesar de ser o mais fiel a história original, toma a liberdade de criar um

final diferente para ela.

No segmento do espetáculo que trabalha o conto “As margens da alegria”, a técnica

utilizada é o teatro de sombras, tão pouco explorado pelo teatro feito para adultos.

Já “O cavalo que bebia cerveja” [que em Primeiras Rosas mostrará o “antes” da

história escrita por Guimarães Rosa], faz uso de vídeos e projeções em tempo real,

enquadrando o teatro de animação na tendência atual de experimentar a tecnologia

audiovisual em cena.

Serviço:

Peça: Primeiras Rosas

Horário: 17h e às 20h30min [retirar convite com uma hora de antecedência - o convite é grátis].

Classificação:16 anos

Local: Praça Coronel Moura, 27. - Teatro Municipal 'Camillo Fernandez Dinucci'- Telefone: [14] 3882-9004