24 JUL 2009
Botucatu terá unidade do Conselho Regional de Enfermagem

O Conselho Regional de Enfermagem [Coren - SP] está instalando uma sede na cidade de Botucatu e na tarde dessa sexta-feira [24], o presidente da entidade Cláudio Alves Porto esteve visitando o gabinete do Prefeito João Cury para finalizar a instalação.

De acordo com o prefeito João Cury, os objetivos da entidade sensibilizaram e motivaram a prefeitura a trabalhar pela instalação, já que a cidade é referência em Saúde.

“Fomos procurados e não medimos esforços para viabilizar a vinda dessa importante entidade para Botucatu. Este é um modelo ideal de parceria, pois envolve o Poder Público e a sociedade civil, pela qualificação e capacitação desses profissionais. Isso nos motivou e sensibilizou”, declarou João Cury.

Histórico - ao saber que o Coren queria abrir uma sede na região [Botucatu ou Bauru], a Prefeitura Municipal de Botucatu entrou em contato com a entidade e com corretores de imóveis e hoje, com a assinatura da escritura, ofereceu isenção do Imposto de Transmissão de Bens e Imóveis [ITBI].

Atualmente Botucatu e região e abrigam aproximadamente 30 mil profissionais de enfermangem. “Ainda teremos o ambulatório Médico de Especialidades [AME], a Rede de reabilitação Lucy Montoro e o Hospital Geral, no Cantídio. Vamos precisar de muitos profissionais muito bem preparados e capacitados”, comenta João Cury.

A sede - um centro avançado de qualificação e capacitação - com auditório e sala de videoconferência, será instalada na Vila dos Lavradores. Ela terá a função de promover capacitação aos profissionais de enfermagem. Algumas das capacitações serão nas áreas de Programa de Saúde da Família; Saúde Pública; Internações; SUS. “Todos os cursos são gratuitos”, explicou.

“A função do conselho e suas capacitações é evitar que a sociedade sofra qualquer prejuízo pelo atendimento de profissionais mal preparados ou sem a capacitação ideal”, explicou Alves.

“Combinamos com o prefeito João Cury de estabelecer parcerias permanentes com a Secretaria de Saúde para desenvolver atividades com os profissionais da prefeitura”, declara o presidente.

A previsão de inauguração é para o início de novembro

O presidente do Coren-SP Cláudio Alves Porto e o Prefeito João Cury, na tarde de hoje.