30 ABR 2024
Saúde intensificará vacinação contra a Febre Amarela
Ação foi determinada pelo Governo do Estado de São Paulo. Objetivo é imunizar 95% da população contra a doença.
A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo enviou um Alerta Epidemiológico solicitando que todos os municípios paulistas intensifiquem as ações de vacinação contra a Febre Amarela. Objetivo é imunizar 95% da população contra a doença.

A ação se faz necessária, de acordo com o Estado, uma vez que entre 2022 e 2023 o Estado de São Paulo confirmou 4 casos humanos de Febre Amarela, e em 2024, até o momento, foram confirmados 2 casos.

A febre amarela é uma doença transmitida por mosquito e pode levar à morte. A única forma de prevenção da doença é a vacinação.

O público alvo desta campanha será pessoas a partir de nove meses de idade, de acordo com os esquemas vacinais:
  • 1ª dose: dose aos 9 meses
  • 2ª dose: aos 4 anos
  • a partir dos 5 anos: dose única

Adolescentes, adultos e idosos podem procurar uma unidade de saúde para verificar a necessidade de tomar a vacina contra a Febre Amarela.

Em Botucatu, as doses da vacina contra a Febre Amarela estão disponíveis em todas as 22 unidades de saúde e nas salas noturnas de vacinação. Para tomar o imunizante, as crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis, e portarem documento com foto e carteirinha de vacinação.

A vacina é contraindicada nos seguintes casos:
  • Crianças menores 6 meses de idade;
  • Doença febril aguda, com comprometimento do estado geral de saúde;
  • Histórico de reações anafiláticas a ovos de galinha e seus derivados, gelatina, eritromicina e canamicina;
  • Gestantes, a não ser em situação epidemiológica com alto risco de exposição, seguindo recomendações expressas das autoridades de saúde;
  • Imunodeficiência congênita ou secundária por doença (neoplasias, AIDS e infecção pelo HIV com comprometimento da imunidade) ou por tratamento (drogas imunossupressoras acima de 2mg/kg/dia por mais de duas semanas, radioterapia etc.).

Onde se vacinar:
  • Unidades de Saúde
    De segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
  • Salas de Vacinação Noturnas
    Centro de Saúde Escola (CSE) Vila dos Lavradores