23 JUL 2009
GUARDA MUNICIPAL
Investindo em vidas: Botucatu tem 26 novos Guardas Municipais em ação

A cidade de Botucatu conta com um reforço na segurança Pública, na defesa do patrimônio e da vida dos cidadãos, a Guarda Civil Municipal realizou hoje de manhã [23] a formatura de 26 novos guardas, aumento de 80% no efetivo da corporação. A graduação foi em frente à Prefeitura Municipal, e contou com a presença de autoridades civis e militares de Botucatu, região e outras cidades do Estado.

De acordo com informações da GCM, aproximadamente 400 pessoas estiveram presentes à cerimônia que teve os protocolos militares e muita emoção.

O prefeito municipal João Cury ressaltou a mudança de perfil na Guarda Municipal e de como os munícipes reagiram positivamente com a adoção da filosofia do policiamento comunitário.

“Nos primeiros meses, nossa Ouvidoria Municipal tinha a GCM entre as 10 maiores reclamações, hoje não há queixas do serviço. O aumento em mais de 10 vezes no acionamento da população mostra como a confiança aumentou. A mudança de comportamento mostra como o comando é importante, pois as pessoas são as mesmas”, disse. “Ser servidor público é vocação”, completa

“Investir na Guarda Municipal é investir nas pessoas, já que a corporação entendeu que é da cidade e deve trabalhar em prol dos cidadãos de Botucatu”, disse o Prefeito João Cury.

“Quero parabenizar o Adjair de Campos, nosso secretário, e o comandante Theodoro, homem integro, correto e reto pelas mudanças de filosofia e de perfil da corporação”, declara.

João Cury disse ainda que a contratação de 26 novos guardas é custoso aos cofres públicos e que perante a crise é importante saber investir. “Segurança é prioridade. Essa guarda grávida ilumina e abençoa nossa cerimônia [o prefeito chamou a gestante Ana Paula Santi para ficar ao seu lado durante o discurso] ela representa o cuidado que temos com as pessoas, mostra que devemos ser firmes, sem perder a ternura”, finaliza.

Preparo - o instrutor da empresa contratada para ministrar o curso de formação de GCMs, Marcelo Danfenback, disse que já formou muitas turmas de guardas por todo país e tem carinho especial por Botucatu. “A turma é muito boa, me surpreendi pelas pessoas e como elas estão preparadas para o trabalho. Nos primeiros dias todos estavam assustados, mas hoje são profissionais muito bem formados, cientes da função social que têm, que são representantes e um patrimônio da cidade”, conta o instrutor.

O coordenador do curso, o comandante da GCM, Capitão do Exécito Salvador Theodoro, disse que estava feliz em entregar ao comando do Prefeito João Cury uma GCM muito bem formada. O comandante ressaltou a qualidade dos novos guardas, das aulas e da formação; e exaltou sua equipe de trabalho. “Fica fácil coordenar um curso tendo ao lado pessoas como o Adjair [de Campos – Secretário de Segurança], o inspetor Paulo e os demais envolvidos”.

O Secretário Municipal de Segurança Adjair de Campos destacou os dados da GCM, e a competência e sabedoria do prefeito em aumentar o efetivo. “Vinte seis novos guardas são caros, há a preparação, os salários; mas nosso prefeito entendeu que nossa GCM é referência nacional com os dados de aumento da confiança, pelo monitoramento por câmeras de vídeo, a patrulha ambiental, ronda escolar e nossas outras ações”, analisa. “Hoje a GCM pertence à comunidade e trabalha de forma integrada com as polícias civil e militar, rodoviária e Corpo de Bombeiros”.

O sentimento de orgulho tomou conta dos familiares e formandos. Durante A GCM Cristiane Pasti Florêncio conta que se superou para realizar seu sonho profissional. “Durante o curso, superei muitas coisas, mas foquei e estou focada em dar o melhor de mim para servir o povo sempre quando precisar de mim. Gosto muito da área de segurança e era um sonho seguir essa carreira”, declara.

GCM: 199

Fotos: Marcelino Dias