05 SET 2023
GUARDA MUNICIPAL
Botucatu lança Programa Câmera Cidadã
Objetivo é criar parceria entre GCM e empresas para o compartilhamento de imagens de câmeras de segurança, que auxiliarão em patrulhamentos e ocorrências.
A Prefeitura de Botucatu, por meio da Secretaria de Segurança e da Guarda Civil Municipal, está lançando o Projeto Câmera Cidadã, uma ação que irá complementar o Programa da Muralha Virtual e melhorar o monitoramento de pontos da Cidade através de câmeras de segurança de empresas.

O Projeto consiste no compartilhamento de imagens de câmeras de seguranças de empresas com o sistema do Centro de Operações Integrados (COI) da Muralha. Desse modo, as imagens serão compartilhadas em tempo real e poderão ser vistas pelos GCMs como forma de auxiliar o patrulhamento e ações nas proximidades.

“As imagens não serão armazenadas e muito menos acompanhadas em todo o tempo. Nós apenas iremos acessá-las quando for necessário acompanhar essas imagens para complementar uma ação das Forças de Segurança”, explicou o Comandante da GCM, Leandro Destro.

A primeira empresa a estabelecer parceria com a Prefeitura para compartilhamento de imagens será o Colégio La Salle. As imagens do circuito externo da escola serão cedidas seguindo toda a regulamentação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a fim de serem utilizadas apenas para auxílio de ações da GCM.

“Nós já iniciamos conversas com outras empresas e associações comerciais para que mais entidades compartilhem as imagens com a Muralha. Com isso, a população de Botucatu ganha muito, porque ampliamos nossa atuação em prol da segurança pública na Cidade”, afirmou o Secretário de Segurança, Marcelo Emílio.

Empresas que queiram compartilhar as imagens com a Muralha Virtual devem entrar em contato com a Secretaria de Segurança pelo telefone: 3811-1411. A GCM irá verificar a compatibilidade de equipamento para agregar as imagens à Muralha Virtual. A parceria não tem custos nem para empresário ou Poder Público, e as imagens serão olhadas pela equipe do COI apenas como forma complementar em caso de ocorrência próximo o local da câmera.

Ampliação do Centro de Operações Inteligentes (COI)

A Prefeitura está ampliando o Centro de Operações Inteligentes (COI) com a instalação de novos monitores e equipamentos que auxiliaram na visualização das câmeras de segurança instaladas na Cidade.

Para compor este local, a Secretaria de Segurança recebeu, por meio de comodato (empréstimo), um monitor de alta definição do Colégio La Salle. A empresa fez a cessão do uso do monitor para a GCM, o que irá contribuir para a ampliação de monitores e de equipes atuando diretamente no COI.