10 AGO 2018
Mais de 1,2 mil animais já foram imunizados na Vacinação Antirrábica Rural

A Campanha de Vacinação Antirrábica na zona rural de Botucatu já imunizou 1.238 animais, sendo 974 cães e 264 gatos. A estimativa da Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) é que aproximadamente 4 mil animais acima dos 3 meses de idade recebam a vacina durante todo o mês de agosto.

A vacinação continua neste sábado, 11. As equipes da VAS visitarão, das 9 às 16 horas, as regiões da
Estrada Geraldo Biral até a região da Usina Indiana e Estância Lívia. Das 9 às 10 horas, as equipes imunizarão animais na região do Piapara; Adelino Carro/Estância Jacutinga; Nova América; Anhumas (Posto fixo); e Santo Antônio de Sorocaba (posto fixo). Das 10h30 às 16 horas, a vacinação será na região de Anhumas e Santa Cruz da Serra.

A Raiva é uma doença fatal, que pode contaminar todos os mamíferos, inclusive o homem. Os morcegos hematófagos são os principais transmissores do vírus rábico, pois ao sangrarem os animais de produção para se alimentarem, acabam transmitindo a doença.

A VAS recomenda que os proprietários de rebanhos vacinem seus animais contra a raiva e comuniquem o Escritório de Defesa Agropecuária (3882-2960), caso percebam que os animais foram sangrados por morcegos ou manifestem dificuldade de engolir, paralisia dos membros, dificuldade em ficar em pé e se levantar.

A programação completa da Campanha de Vacinação Antirrábica de Cães e Gatos na Área Rural está disponível no link:

Mais informações:

Vigilância Ambiental em Saúde