19 ABR 2018
Mais de 300 crianças são esperadas para o segundo dia de comemoração ao Dia do Livro

O primeiro dia de festa em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil e aniversário de Monteiro Lobato reuniu mais de 100 alunos nas dependências do Espaço Cultural nesta quinta-feira, 19. Para esta sexta-feira, 20, são esperadas mais de 300 crianças, entre estudantes e público em geral.

Durante toda manhã, alunos da Escola Municipal Especial Nair Peres Sartori, do Projeto Bethel e da escola Américo Virgílio dos Santos participaram de diversas atividades, entre elas a apresentação de teatro de bonecos CEBONECOS; peça encenada pelos alunos da Escola Estadual Dom Lúcio Antunes de Souza; contação de histórias e brincadeiras com os personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo, da Cia Chafariz; visita a Biblioteca Infantil e ao Museu Histórico e Pedagógico Francisco Blasi.

Além da diversão, a ação teve como objetivo a inclusão dos alunos portadores de necessidades especiais e a integração com os demais alunos, iniciativa aprovada pelas educadoras da Escola Especial Nair Peres Sartori.

“É um momento de lazer e conhecimento. Essa inclusão é muito importante e percebemos que eles ficam mais calmos depois que voltam para escola. Estamos trabalhando os prédios públicos e essa visita além de lazer, promoveu um conteúdo que será levado para dentro da sala de aula”, explicou a professora Lilian Arbex.

Os pequenos visitantes também aprovaram o passeio e já planejam futuras visitas. “Eu gostei de tudo o que eu vi, principalmente da Cuca. Quero voltar mais vezes para conhecer o cinema”, afirmou a aluna da Nair Peres, Silmara Gonçalves de Oliveira Guaçu.

O dia foi especial também para o aluno Adriel Lucas dos Santos Silva, que aprendeu a ler aos 17 anos. Como forma de incentivo, o mesmo foi presenteado com o livro os Meninos da Congada. “Estou adorando ler. Vou me esforçar para aprender e ler o livro inteiro”, disse orgulhoso.

Nesta sexta-feira, 20, das atividades ficarão por conta da Cia de Teatro Chafariz, com histórias e brincadeiras das 9 às 11 horas e das 14h30 às 16 horas. A entrada é franca. O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura, através da Biblioteca Emílio Pedutti e MuHP.