14 DEZ 2016
MOBILIDADE URBANA
Conselho de Usuários do Transporte Coletivo revê decisão sobre multas e membros renunciam aos cargos

Em reunião extraordinária realizada na tarde desta quarta-feira (14), na Casa dos Conselhos, os integrantes do Conselho de Usuários do Transporte Coletivo de Botucatu reconsiderar a decisão de não referendar as autuações que a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana havia aplicado às empresas de transporte coletivo por conta de irregularidades apresentadas na prestação dos serviços.

Independente da posição do Conselho, o prefeito João Cury já havia determinado o prosseguimento dos processos para que as multas sejam encaminhadas às empresas, já que os fatos que as embasaram comprovadamente ocorreram e que a decisão está amparada pela lei.

Durante a reunião, o presidente Ailton Rodrigues e os membros do Conselho formalizaram o pedido de renúncia coletiva de seus cargos. A justificativa foi a repercussão negativa à decisão de não concordarem com as multas aplicadas às empresas de ônibus. Após a oficialização da saída através de publicação no Semanário Oficial do Município, será aberto o período de inscrições de interessados em participar da eleição que escolherá os novos integrantes do Conselho de Usuários do Transporte Coletivo.

Nota de esclarecimento
A Secretaria Municipal de Comunicação informa que em nenhum momento o prefeito João Cury e o secretário de Mobilidade Urbana, Rodrigo Fumis, anunciaram o rompimento do contrato com as empresas que detêm as concessões para explorar o serviço de transporte coletivo em Botucatu.

As manifestações públicas de ambos, através dos veículos de comunicação, têm sido no sentido de evidenciar a insatisfação da administração municipal com a qualidade dos serviços prestados à população. A Prefeitura continuará atuando com responsabilidade, exigindo o cumprimento integral do contrato firmado com as duas empresas para atendimento das necessidades dos cidadãos que dependem do transporte coletivo para se locomoverem.

Portanto, é prematuro falar em rompimento e necessidade de contrato emergencial. Se houver a necessidade e o devido amparo legal para adoção de medidas mais drásticas com a finalidade de melhorar a qualidade do serviço prestado à população, os veículos de imprensa serão devidamente informados.