11 AGO 2015
Documentário sobre a Cuesta e moradores da região terá projeção exclusiva no Cine Nelli

As paisagens maravilhosas e as estórias dos caipiras da Cuesta de Botucatu estarão ocupando a tela do Cine Teatro Nelli neste sábado (15 ), às 20 horas com a projeção em premiere nacional do documentário “Os Povos da Cuesta”. O filme dirigido pelo cineasta Luiz Carlos Lucena foi realizado nos dois últimos anos e traz imagens belíssimas das paisagens e da natureza de nossa região, e as estórias dos caipiras que moram ali.

O filme toma o livro do sociólogo Antonio Candido “Os Parceiros do Rio Bonito” como partida para entender como vivem e o que pensam os caipiras hoje - das novas gerações aos velhos caipiras que ainda mantêm os costumes de seus pais.

Estorias de saci pererê, mulas sem cabeça, disco voador mostram o rico imaginário da cultura caipira, enquanto a moda de viola faz a trilha sonora do filme.

O documentário mostra como surgiu essa região fantástica, desde que aqui era um grande deserto, as formações das rochas, a passagem dos dinossauros.

O diretor lembra inclusive que o filme traz a imagem da primeira evidência científica do xixi de um dinossauro, encontrada em uma  pedreira em São Carlos. E também a imagem do fóssil de um pequeno lagarto que é também a evidência científica da tese da junção dos continentes americano e africano, que pertence ao acervo do Museu de Mineralogia, de Botucatu.

O Cine Nelli vai receber a montagem em longa metragem do filme, com 76 minutos. E uma série de quatro episódios já foi aprovada para exibição no CineBrasilTV, canal a cabo da Sky, Oi e GVT.

Serviço:
Cine Teatro Nelli