15 ABR 2015
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E TRABALHO
Sebrae promove em Botucatu 7ª Semana do Microempreendedor Individual

De hoje a sábado (15 a 18 de abril), o Sebrae-SP promove a sétima edição da Semana do Microempreendedor Individual (MEI) em todo o Estado. O evento é realizado para comemorar a criação da categoria e também incentivar a formalização de novos negócios.

O microempreendedor individual é caracterizado por faturar no máximo R$ 60 mil por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular. O MEI também pode um empregado, desde que o salário recebido não ultrapasse o salário mínimo ou o piso da categoria.

Em Botucatu serão realizadas orientações e capacitações sobre gestão financeira, planejamento, legislação e vendas. Nesta quarta-feira (15) e quinta-feira (16) três carros do Sebrae Móvel estarão em plantão de atendimento em Botucatu.

Eles ficarão estacionados em frente à Igreja do Bairro, na Praça Cavalheiro Virgílio Lunardi, s/nº, Vila dos Lavradores, e na Praça Emílio Pedutti (Bosque), em frente ao Banco do Brasil, das 9 às 17 horas. Consultores do escritório regional também estarão à disposição para tirar dúvidas sobre como incrementar ou abrir um negócio.

Também no dia 15 serão realizadas duas oficinas. Às 18h30 começa a oficina “Sei controlar o meu dinheiro”, com objetivo é capacitar interessados sobre fluxo de caixa, diferença entre dinheiro do empreendedor e o da empresa, previsão de recebimentos e pagamentos. Já às 19 horas acontecerá a oficina “Sei Vender”, que irá orientar os empreendedores individuais para melhorar a gestão de seus negócios e sua consolidação e fortalecimento no mercado.

Já no dia 16 será realizado o curso “Sei comprar”, das 19 às 22 horas. O tema abordará como adquirir o que necessita com qualidade, preços e prazos de pagamento favoráveis às necessidades de seus clientes e como aumentar a lucratividade, sempre mantendo boa relação com os fornecedores.

A partir das 19 horas, também no dia 16, haverá palestra sobre Segurança dos Alimentos, para tratar sobre a importância das boas práticas de higiene e manipulação de alimentos. Ela será ministrada pelo Sesi (Serviço Social da Indústria).

Na sexta-feira (17) a programação continua com a palestra “Como se tornar um microempreendedor individual”, das 19 às 21 horas. E no sábado (18) acontecerão a oficina “Sei Vender”, das 9 às 12 horas, além de um plantão de atendimento com analistas do Sebrae, Banco do Povo, Sala do Empreendedor, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, das 9 às 17 horas.

Em Botucatu existem 4.129 microempreendedores individuais formalizados, de acordo com dados do Sebrae-SP atualizados até novembro de 2014. Já na região de Botucatu, esse número é de 11.257.

“Ter uma semana destinada ao microempreendedor individual é uma forma de reconhecer a sua importância no desenvolvimento do País, tanto na geração de emprego como na economia brasileira. A semana é de nível nacional e não tem reconhecimento maior do que esse para o microempreendedor no desenvolvimento social do país”, explica Silvia Abeid Furio, gerente do Sebrae-SP em Botucatu.

Mais informações:
As capacitações da Semana do Microempreendedor Individual são gratuitas e acontecem no escritório regional do Sebrae-SP, localizado na rua Doutor Costa Leite, 1570. Inscrições e outras informações pelo telefone (14) 3815-9020.