16 ABR 2015
Secretaria de Agricultura lança Programa Nascentes, em Botucatu, nesta sexta (17)

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e a Prefeitura de Botucatu estabelecem, nesta sexta (17), parceria para um projeto inédito: a recuperação das matas ciliares e nascentes de cursos d´água das microbacias do Rio Pardo, Ribeirão Água da Madalena, Córrego da Água Clara e Córrego Panfílio Dias, que alimentam o reservatório do Mandacaru, responsável pelo abastecimento de 100% da população do Município.

A área a ser restaurada equivale a quase 86 estádios do Maracanã, onde haverá o plantio de mudas, cercamento e manutenção para consolidação da vegetação, com o objetivo de preservar as áreas de contribuição dos mananciais de água no município. Somente em áreas de nascentes, a estimativa do projeto é proteger 200 hectares, ou 2 milhões de metros quadrados.

Entre as ações previstas está o desenvolvimento de projetos de apoio técnico para o uso racional da água nas propriedades rurais, com foco na modernização de sistemas de irrigação mediante a utilização de técnicas e equipamentos de maior eficiência, e na implantação de sistemas de coleta, armazenamento e utilização das águas pluviais.

A Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo atuará ainda com apoio técnico para o monitoramento da preservação, uso e conservação do solo agrícola nas propriedades rurais do município, além da parceria para a inscrição dos proprietários rurais no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e sua adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA).

Para celebrar a assinatura do termo de cooperação técnica entre o Governo do Estado e a Prefeitura será realizado o plantio de 300 mudas nativas em 1.800 metros quadrados de Área de Preservação Permanente (APP) do rio Pinheirinho.

Programa Nascentes
O Programa Nascentes – Mata Protegida, Água na Fonte, do Governo do Estado de São Paulo, é a maior iniciativa já lançada pelo poder público para manter e recuperar as matas ciliares – vegetação localizada às margens de nascentes, rios, córregos, lagos e represas que protegem e limpam as nossas águas. Ele irá promover a restauração ecológica ao mesmo tempo em que protegerá nossos recursos hídricos.

A meta inicial é recuperar 4.464 hectares de matas ciliares, uma área equivalente a 5.400 campos de futebol, utilizando 6,3 milhões de mudas de espécies nativas. Inicialmente, o programa está sendo desenvolvido nas bacias hidrográficas Alto Tietê, Paraíba do Sul e Piracicaba-Capivari-Jundiaí, regiões que concentram mais de 30 milhões de habitantes.

O programa vai mobilizar não apenas investimentos públicos como também direcionar privados, por meio de incentivos e pagamento por passivos ambientais. O objetivo final do programa é promover a restauração de 20 mil hectares de matas ciliares e proteger 6 mil quilômetros de cursos d´água.

Serviço:
Programa Nascentes em Botucatu – Assinatura do Termo de Cooperação Técnica
Data: 17 de abril de 2015, às 10 horas
Local: Clube Kaikan – Sítio Ueno – Colônia Santa Marina – Botucatu - SP

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo