04 MAR 2015
Saúde integra novos médicos à Atenção Básica

Botucatu, a partir desta primeira semana de março, passa a contar com a colaboração de mais médicos dentro da Atenção Básica da Saúde e que estarão distribuídos nas seguintes unidades de saúde: Comerciários (Flora Rica), Vila Jardim, São Lúcio, Vitoriana, Iolanda, Marajoara, Peabiru, Santa Elisa, Cohab 1, Aeroporto, e Distrito de Rubião Júnior.

Dez deles fazem parte do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), instituído pelo Ministério da Saúde, que é responsável pela contratação destes profissionais, enquanto outros dois médicos fazem parte do programa Mais Médicos.

Nesta segunda e terça-feira (2 e 3) os novos profissionais foram recepcionados e passaram por uma integração completa com todas as áreas da Secretaria Municipal da Saúde. Além dos procedimentos e rotinas, o novo grupo de médicos recebeu orientações especiais sobre a identificação de novos casos de Tuberculose e Dengue.

“A maioria deste grupo já conhecia a Cidade por terem se formado na Faculdade de Medicina de Botucatu e com certeza irão agregar muito dentro da Rede Municipal”, comenta Dr. Paulo Machado, coordenador dos médicos da Atenção Básica de Botucatu.

Estes novos médicos se juntam a outros 100 que já fazem parte da Rede Municipal formada por 15 equipes de saúde da família, seis unidades básicas em modelo tradicional, dois Centros de Saúde Escola [parceria com a Unesp], Espaço Saúde e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Para o secretário municipal de Saúde, Dr. Claudio Lucas Miranda trata-se de um imenso ganho para o atendimento à população. “Com a chegada destes médicos, há um salto muito grande na qualidade da assistência prestada a nossa população. Todos são formados em ótimas escolas, sendo que a grande maioria na própria Faculdade de Medicina de Botucatu, o que nos deixa bastante confortáveis sobre a qualidade da formação destes profissionais e, consequentemente, um atendimento de primeira à nossa população”, ressalta.

Sobre o Provab e o Mais Médicos
Pelo Provab, o médico recebe uma bolsa do governo federal e mais uma bonificação nas provas de residência médica. Os profissionais devem cumprir 32 horas semanais de atividades práticas nas unidades de saúde e 8 horas de atividades acadêmicas no curso de especialização em Atenção Básica oferecido pela Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UnA-SUS).

A avaliação é realizada pelo supervisor direto do profissional e pela equipe da unidade de saúde em que o médico atua. Somente os que cumprem as atividades estabelecidas pelo programa e recebem nota mínima (sete) na avaliação têm o benefício da pontuação adicional de 10% nos exames de residência médica.

Já o Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê investimento em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para atuar na atenção básica de periferias de grandes cidades e municípios do interior do País.

A partir de agora, os profissionais que estão no Provab poderão ingressar no Mais Médicos na mesma localidade onde estão atuando por mais dois anos. Com a incorporação do Provab ao Mais Médicos, a população terá a segurança da continuidade no atendimento, pois será possível manter o profissional que era do Provab por até três anos naquela comunidade.

Para os municípios é uma oportunidade para permanência de médicos na Atenção Básica de suas cidades por mais tempo, garantindo a assistência de qualidade à população. A novidade é que os médicos com CRM Brasil poderão escolher entre os benefícios do Mais Médicos ou 10% nas provas de residência médica.