23 SET 2014
Botucatu recebe projeto itinerante da Orquestra Sinfônica do Estado com atividades musicais gratuitas

A partir da ideia básica de que a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) possa promover apresentações musicais de alta qualidade artística, além de ter um papel fundamental no processo de difusão cultural e de democratização da música clássica, a Fundação Osesp criou em 2008 a turnê Osesp Itinerante.

Trata-se de um programa que percorre as mais diversas cidades do interior e inclui uma série de atividades musicais gratuitas, na expectativa de atingir um público que dificilmente teria acesso aos concertos da orquestra na Sala São Paulo.

Antes concentrado em um único mês, o projeto ganhou novos contornos. Passou a incluir também outras regiões da capital paulista e, em 2014, teve suas atividades iniciadas desde fevereiro. Em abril, o Coro da Osesp fez rodadas de concertos e, em julho, contou com a apresentação aberta da Osesp no Parque da Independência, em São Paulo.

Para setembro, algumas das mais importantes cidades do Estado serão revisitadas. Botucatu receberá o projeto pela primeira vez, como também as cidades de Ribeirão Pires e São Bernardo do Campo.

As atividades em Botucatu serão realizadas no Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci e terão início nesta quarta-feira (24) e seguem até sexta (26).

Desde o início, o projeto de “itinerância” conta com a realização do Governo do Estado de São Paulo e correalização do Sesc-SP. Para a edição deste ano, ele conta com o patrocínio do grupo BB e MAPFRE, além do apoio da Editora Abril.

Oficinas

As Oficinas de Cordas, Madeiras e Metais duram cerca de duas horas e podem caminhar por diversas áreas, desde dicas de aprendizado e aperfeiçoamento, demonstrações dos instrumentos, explicações sobre as possíveis formações de câmara e execução comentada de trechos de obras.  Poderão participar das oficinas pessoas com ou sem conhecimento musical. Aos alunos de música é sugerido levar seus instrumentos.

Curso de apreciação musical

Destinado igualmente ao público com ou sem conhecimento musical, é composto por três módulos de três horas cada que procuram cobrir o vasto território musical, abrangendo diversas escolas e épocas (da Antiguidade ao Expressionismo). As aulas acontecem diariamente, todas as manhãs, nos três dias em que o grupo estiver na cidade visitada.

Inscrições

Serão necessárias inscrições apenas para oficinas de instrumentos e curso de Apreciação Musical. Os interessados devem acessar o site www.osesp.art.br/itinerante para garantir seu lugar.

Havendo disponibilidade de vagas, as inscrições também poderão ser feitas no local do curso antes do início da atividade. As inscrições são abertas nas semanas que antecedem a visita a cada cidade. Para as apresentações musicais há a distribuição de ingressos que, normalmente, fica a critério do local onde acontece o evento, de acordo com a capacidade dos locais.

Programação – Botucatu

Dias: 24, 25, 26