25 AGO 2014
Samu capacita servidores da Câmara sobre noções de primeiros-socorros

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) promoveu na tarde da última sexta-feira (22) um treinamento sobre noções básicas de primeiros-socorros voltado a pouco mais de 25 servidores da Câmara Municipal. A atividade foi conduzida pela coordenadora da regional do serviço, enfermeira Priscila Masquetto Viera de Almeida, ao lado da enfermeira Cláudia Cyrino e a telefonista auxiliar de regulação médica, Mônica Morelli.

Além de orientações sobre como identificar e agir ao presenciarem casos de convulsões, AVC, infartos, traumas graves e paradas cardiorrespiratórias, os servidores da Câmara puderam conhecer um pouco sobre a atuação do Samu, números e estrutura do serviço, em funcionamento há três anos em Botucatu e região.

De acordo com a enfermeira Priscila Masquetto esse tipo de atividade traz muitos benefícios aos participantes. “É um treinamento que todos os funcionários vão levar consigo na vida de cada um deles. Todo mundo está sujeito a qualquer tipo de emergência no cotidiano. As coisas acontecem com a gente também e é sempre bom que se saiba o mínimo para conseguir lidar com qualquer tipo de situação”, explica.

Para a diretora da Câmara Municipal, Silmara Barros, o treinamento agregou conhecimento aos participantes. “Esse tipo de atividade já foi realizada em outras oportunidades e nos preocupamos sempre em manter nossos servidores atualizados de tudo. Lidamos constantemente com grandes públicos e sabemos que ninguém nunca esta livre de passar por alguma experiência nesse sentido”, analisou. “O importante é poder capacitar a todos constantemente não só em sua área de atuação”, conclui.

Ações
Desde julho de 2011 até o momento, o Samu já recebeu 113 mil ligações e realizou mais de 23 mil atendimentos em Botucatu e região, com envio de ambulâncias [Unidades de Suporte Básico e Avançada] e equipe especializada ao atendimento de urgência e emergência. Quedas e traumas físicos graves, falta de ar, dores torácicas e abdominais, e crises convulsivas são os casos mais frequentes atendidos.

Entre o deslocamento da viatura e o tempo de resposta efetivo do paciente, o tempo de atendimento do Samu em Botucatu gira em torno de 7 a 12 minutos em média. O preconizado pelo Ministério da Saúde é que o serviço seja realizado no máximo em 15 minutos.

Essa agilidade no atendimento tem ajudado a reduzir o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce como nos casos de AVC (Acidente Vascular Cerebral). Por isso, o Samu Botucatu está entre os cinco melhores serviços do Estado de São Paulo e um dos mais bem avaliados do Brasil.

Além dos atendimentos de urgência e emergência, o Samu começou a implantar o projeto “Samuzinho”. Nele, alunos de 5º ano do Município passam a conhecer mais de perto as atividades do Samu e a importância dele dentro do sistema de saúde. A iniciativa também é uma forma de conscientizar este público em relação aos trotes, que hoje em Botucatu correspondem a quase 5% dos chamados.

Sobre o Samu
Criado em 2003 pelo Governo Federal, o Samu realiza o atendimento de urgência e emergência sempre quando acionado pelo telefone gratuito 192. Ele funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, ginecológico-obstétrica e de saúde mental da população.

Quando chamar o Samu?
Problemas cardiorrespiratórios graves
Dor aguda no peito
Convulsão