22 MAI 2014
Projeto cultural "Janelas" será lançado em Botucatu, neste sábado (24)

Neste sábado (24), às 16 horas, no Espaço Cultural Dr. Gabriel Marão será realizada a cerimônia de lançamento do projeto cultural Janelas. Patrocinado pela Duratex, por meio do ProAc (Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo), o projeto ficará permanentemente na cidade de Botucatu e contará com o acervo de 273 filmes, em formato DVD.

A iniciativa tem como objetivo o fomento do cinema e do resgate de ambientes públicos de socialização, além de promover o contato das comunidades com obras cinematográficas disponíveis em grandes centros urbanos. Assim, Janelas pretende mostrar o cinema como uma ferramenta capaz de agregar experiências pessoais e valores estéticos em espaços públicos.

O projeto contempla um projetor multimídia de 5 mil lúmens, sonorização de cinema, suportes de cabeamentos, bancada para guardar DVDs, Blu-ray, telão, adequação de incidência de luminosidade, cadeiras e licenciamento para exibição dos filmes escolhidos.

“Entendemos que promover a inclusão social, por meio de projetos como o Janelas, é uma forma de garantir o desenvolvimento da comunidade, estabelecendo opções saudáveis de entretenimento e oferecendo, assim, acesso à cultura de forma eficiente”, esclarece Edison Rocco, gerente da unidade Duratex em Botucatu.

O Janelas consiste na adaptação de sala já existente, adequando-a para a instalação de todos os equipamentos de exibição necessários, para funcionar como espaço alternativo de cinema permanente.

O acervo foi escolhido pela equipe da Secretaria de Cultura de Botucatu e ficará instalado no Espaço Cultural Dr. Antonio Gabriel Marão. Ele conta com títulos educativos, animações, clássicos, lançamentos do cinema mundial e documentários, sendo, desse modo, uma programação feita para toda a família.

O secretário Municipal de Cultura, Osni Ribeiro, destaca que a inauguração fará parte dos eventos integrantes da Virada Paulista de Botucatu. “Serão sete exibições durante este fim de semana”, informa.

Dia 24 de maio - Sábado
18h30: Curtas da Pixar