29 NOV 2013
Alceu Valença e Samba de Rainha agitam Botucanto

A Prefeitura de Botucatu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realiza nesta sexta-feira (29) a segunda noite do Festival Nacional da Canção – Botucanto. O evento, que segue até sábado (30), acontece no Espaço Cultural Doutor Gabriel Marão e conta com apoio do Governo do Estado de São Paulo. Ele terá início às 20 horas todos os dias, com entrada franca.

Além da apresentação de mais dez canções concorrentes ao prêmio do festival (são 20 no total), o público poderá prestigiar o pocket show com os gaúchos Alana Moraes e Gabriel Selvage. A cantora e o violonista mostram um repertório baseado em sambas, choros, sem abrir mão da influência da música do sul do País. O encerramento da noite será por conta do grupo Samba de Rainha. Integralmente formado por mulheres, o grupo apresenta o melhor do samba, com um repertório recheado de clássicos do gênero para o público dançar e cantar junto.

No sábado (30) acontece a grande final do festival. Além da apresentação das finalistas e da premiação, o violeiro Índio Cachoeira, um dos mais respeitados da música caipira raiz, mostra seus ponteados e homenageia o lendário Tião Carreiro. Alceu Valença, um dos maiores artistas da música brasileira, fecha a noite. Acompanhado de sua banda, Alceu mostra toda a multiplicidade de sua música, num repertório que reúne seus maiores sucessos.

Do universo musical nordestino, o cantor e compositor incorpora baiões, xotes e forrós que ajudaram a constituir sua identidade musical. Homenageia o centenário de Luiz Gonzaga com as recriações de Baião, Sabiá e Xote das Meninas. Sucessos como Coração Bobo, Tropicana, Anunciação, Cabelo no Pente, Táxi Lunar (esta com Geraldo Azevedo e Zé Ramalho), também vão aparecer no palco do Botucanto.

Na última quinta (28), o evento contou com a participação de outras dez músicas concorrentes, além de shows do duo Sambulus e da cantora de black music Negra Li. Mais de quatro mil pessoas compareceram para prestigiar o festival.

Jurados

Para ouvir e escolher dentre os artistas de grande qualidade que estarão mostrando sua arte em Botucatu, o Festival convidou nomes respeitados ligados à música brasileira.

O corpo de jurados do Botucanto 2013 terá Jaime Além, diretor musical dos discos e espetáculos da cantora Maria Bethânia por mais de 25 anos; Edvaldo Santana, cantor e compositor, parceiro de nomes como Itamar Assumpção, Arnaldo Antunes e Tom Zé; Skowa, cantor, compositor e instrumentista, integrante do Trio Mocotó; Myriam Taubkin, produtora cultural especializada em música brasileira e Tavito, ex-integrante do conjunto Som Imaginário que acompanhou Milton Nascimento. É compositor de canções como Rua Ramalhete e Casa no Campo, um dos maiores sucessos de Elis Regina. Todas as atividades do Botucanto terão entrada franca.

Com informações da Assessoria do Botucanto / Sérgio Santa Rosa

Botucanto 2013