05 FEV 2013
Botucatu traça metas de combate à dengue

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu na tarde da última segunda-feira (4), no Sindicato dos Metalúrgicos de Botucatu, um encontro com o objetivo de traçar as metas de combate à dengue no Munícipio.

O encontro contou com a presença dos agentes comunitários de saúde (ACS) da Estratégia de Saúde da Família; funcionários da saúde pública (ASP) da Vigilância Ambiental em Saúde; representantes da coordenadoria da Vigilância Epidemiológica e da Atenção Básica.

Na oportunidade, o Secretário Municipal da Saúde, Dr. Claudio Lucas Miranda, iniciou a reunião destacando a importância do trabalho realizado pelos profissionais da saúde no combate a dengue. “O papel de cada agente é essencial como peça chave na engrenagem que deve funcionar muito bem para que Botucatu não venha sofrer uma epidemia de dengue”, ressalta.

O evento também contou com a participação do Dr. Carlos Magno Castelo Branco Fortaleza, professor da disciplina de Moléstias Infecciosas e Parasitárias do Departamento de Doenças Tropicais e Diagnóstico por Imagem, da FMB (Faculdade de Medicina de Botucatu) da Unesp (Universidade Estadual Paulista).

Fortaleza teve como foco principal de sua apresentação mostrar a importância em se discutir a dengue, um dos principais problemas de saúde pública no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que dois bilhões e meio de pessoas estejam sob o risco de contrair a doença.

Na ocasião, os profissionais puderam tirar dúvidas sobre a parte clínica da doença e entender que quase a totalidade dos óbitos por dengue é evitável e depende, na maioria das vezes, da qualidade da assistência prestada e da organização da rede de serviços de saúde.

O professor Dr. Carlos Magno Castelo Branco Fortaleza ainda elogiou o plano de enfrentamento da dengue realizado pela Secretaria de Saúde. “Este plano promove a capacitação dos profissionais da saúde da rede pública e privada, e estabelece um fluxograma de conduta para o atendimento ao suspeito de dengue, que tem por objetivo reduzir o tempo de espera por atendimento médico, visando a aceleração do diagnóstico, tratamento e internação, quando for o caso”, argumenta.

Para encerrar o evento, o supervisor de serviços de saúde ambiental e animal da VAS, Valdinei Moraes Campanucci da Silva, apresentou a atual situação do Munícipio em relação à infestação pelo aedes aegypti , as ações de controle do vetor e atendimento das notificações de caso suspeito que deverão ser realizadas pelos agentes de saúde pública para impedir que o mosquito local venha a se infectar com a doença trazida de fora e seja iniciada um ciclo de transmissão na Cidade.

Notificações e procedimentos - Em 2013, até o momento, Botucatu recebeu 15 notificações de casos suspeitos da doença no Município e registra três casos positivos importados de dengue.

A Vigilância Ambiental orienta ainda que toda pessoa que apresentar sintomas clássicos de dengue como febre alta, dores de cabeça, dor no fundo dos olhos, dores musculares, cansaço, indisposição, devem procurar atendimento médico. O profissional de saúde, ao suspeitar da doença, irá notificar o fato, e as ações de combate ao mosquito será iniciada para se evitar a transmissão da doença.

Aconselha-se às pessoas infectadas, ou com suspeita de dengue, a usarem repelentes e permanecerem em repouso por pelo menos seis dias durante o período de transmissibilidade do vírus, que se confere do dia anterior ao aparecimento dos primeiros sintomas até o quinto dia da doença.

Vigilância Ambiental em Saúde (VAS)

Telefones: 3813-5055 ou 150