20 NOV 2012
Exposições artísticas tomam conta de Botucatu

Durante a última semana, a Secretaria Municipal de Cultura passou a oferecer três novas exposições artísticas para a população botucatuense, que se dividem pelos espaços do Centro Cultural de Botucatu (CCB), do Terminal Rodoviário e do Teatro Municipal “Camillo Fernandez Dinucci”.

No dia 12 de novembro, a Exposição “Casa das Artes”, que está em sua quarta edição, tomou conta das dependências do CCB. Ela é realizada pela Casa Botucatu em parceria com o Crami (Centro Regional de Atenção aos Maus Tratos na Infância) e apresenta releituras das obras do artista pernambucano Romero Brito, elaboradas em oficinas de arte e cultura. Ela permanece no local até 12 de dezembro e pode ser visitada das 14 às 19 horas, de segunda a sábado.

Já no dia 13 foi aberta a Exposição Coletiva “Jornada Fotográfica 2012”, que se encontra no Terminal Rodoviário. A mesma pretende mostrar a natureza e a história do Município por meio dos olhares dos cidadãos botucatuenses que contribuíram com o projeto. Ela segue até o dia 13 de janeiro de 2013.

E na última quarta (14), o Teatro Municipal recebeu a Mostra do Atelier Cultura, a qual apresenta os trabalhos realizados pelos alunos do Projeto “Atelier Cultura”, promovido pela Prefeitura de Botucatu.

O projeto contou com a participação do artista plástico Augusto Sampaio e teve como objetivo o aprimoramento da prática em algumas das linguagens das artes visuais: desenho, pintura, xilogravura e poéticas visuais. A mostra continua aberta até 14 de dezembro e as visitas podem ser feitas das 9 às 17 horas (segunda à sexta) ou durante os espetáculos.

Em cartaz: Segue até 16 de dezembro de 2012, no Museu de Arte Contemporânea (MAC) “Itajahy Martins”, a exposição da Pinacoteca do Estado de São Paulo: “+EducAÇÕES” - Arte e Patrimônio. A mesma veio para complementar o projeto “+EducAÇÕES”, iniciado em maio deste ano, que compreende atividades direcionadas à formação de educadores, voltadas para a consolidação da vinda da primeira Pinacoteca estadual do interior que será instalada em Botucatu.

A mostra é apresentada em dois eixos. No primeiro, caracterizado por “arte”, podem ser vistas 18 gravuras dos acervos da Pinacoteca do Estado de São Paulo e do MAC. Realizadas entre os anos 1970 e 2000, as obras estabelecem um diálogo entre as duas instituições que possuem trabalhos de importantes gravadores brasileiros, com produções figurativas e abstratas.

Entre os artistas apresentados estão: Maria Bonomi, Marcelo Grassmann, Aldemir Martins, João Rossi, Itajahy Martins e Odeto Guersoni. Integra também a exposição uma reprodução de uma das obras mais emblemáticas do acervo da Pinacoteca, o estudo do “Caipira picando fumo”, de Almeida Junior.

Já no eixo “patrimônio” são exibidas fotografias de várias épocas da cidade de Botucatu, tendo como foco a imagem do antigo Fórum da Cidade. Esta proposta educativa e interativa oferece para cada visitante a possibilidade de agregar imagens de seu acervo pessoal ao conjunto e, assim, contribuir com a construção de um acervo de memórias coletivas.

Trata-se de um grande mosaico de memórias e histórias que entrelaçam o passado e o presente dos botucatuenses, fomentando a reflexão sobre o patrimônio local e suas diferentes manifestações.

Secretaria Municipal de Cultura

Avenida Dom Lúcio, 755 - Centro (Espaço Cultural)