13 SET 2012
Demônios da Garoa traz clássicos do samba na noite desta sexta no Botucanto

A segunda eliminatória do Festival Botucanto 2012 será realizada nesta sexta-feira (14), às 20 horas, no Espaço Cultural Antonio Gabriel Marão, com entrada franca. Nesta etapa se apresentarão mais dez canções concorrentes, avaliadas pelos jurados, que selecionarão as dez finalistas para se apresentarem no sábado, dia 15.

Após as apresentações das concorrentes a velha guarda do samba dará o tom da noite com o veterano cantor e compositor João Borba, respeitado no meio das escolas de samba e também na cena musical da noite paulistana, que fará um pocket show acompanhado de músicos de primeira linha.

Na sequência, um dos conjuntos mais queridos e tradicionais da música brasileira, os Demônios da Garoa, irá relembrar clássicos inesquecíveis da música como “Trem das Onze”, “Samba do Arnesto” e “Saudosa Maloca”.

Sobre o Demônios da Garoa - O conjunto nasceu na década de 40 como Grupo do Luar, garotos de 12 a 14 anos, apaixonados por música que se encontravam todas as noites após seus trabalhos na casa de Arnaldo Rosa, para tocar grandes sucessos da época, consagrando-se nas rádios.

O nome Demônios da Garoa veio por incentivo do jornalista e radialista Vicente Leporace e sugestão via carta de um ouvinte da Rádio Emissora Unidas àqueles endiabrados meninos da "terra da garoa".

Não tardou o convite para sua primeira gravação e a confirmação início de uma carreira de sucessos: “Malvina” de Adoniran Barbosa, consagrou os Demônios da Garoa com o título de “Campeão do Carnaval de 1951” no Concurso de Músicas do Carnaval Paulista.

Os Demônios da Garoa conquistaram o sucesso e o respeito nacional, com a interpretação dos sambas “Saudosa Maloca” e “Samba do Arnesto”, de Adoniran Barbosa, apresentados pela primeira vez no programa de "Manuel da Nóbrega", na então Rádio Nacional de São Paulo, em 1953, e gravados pelos Demônios da Garoa somente no ano seguinte, em 1954, quando teve o infernal sucesso confirmado no Programa do “Chacrinha” no Rio de Janeiro.

Dez anos mais tarde, os Demônios da Garoa surpreenderam novamente o Brasil, com o estrondoso sucesso “Trem das Onze”, que proporcionou-lhes muitas honrarias e homenagens, como: o primeiro “Disco de Ouro” , “Troféus” e “Medalhas”.

Aos 60 anos de carreira, o sucesso conquistado pelos Demônios da Garoa é eternizado na Festa de Comemoração dos 450 anos de São Paulo, realizada no ano de 2000, onde uma pesquisa interativa realizada durante o aniversário da cidade com os leitores da Folha Online, apontou Demônios da Garoa como a Personalidade que mais tem a cara de São Paulo, com 28% dos 2.191 votos, e "Trem das Onze", como a segunda melhor trilha sonora ou música-tema da Cidade de São Paulo, com 25% dos votos.

Hoje o Demônios da Garoa é formado por Ricardinho (pandeiro); Canhotinho (cavaquinho e violão); Dedé Paraízo (violão sete cordas); Sérgio Rosa (pandeiro e afoxé); e Izael (timba).

Próximas apresentações - No sábado, 15 de setembro, noite da finalíssima do Festival Botucanto, haverá as apresentações da cantora Bia Góes e do cantor e compositor pernambucano Lenine.

O Festival Botucanto é uma realização é da Secretaria do Estado da Cultura de São Paulo e Prefeitura de Botucatu.

Lista de músicas concorrentes no festival por sequência de apresentação:

01. PELOS CANTOS

ILHA SOLTEIRA/SP