02 JUL 2012
Vitoriana ganha Unidade de Saúde modelo para Botucatu

Distante pelo menos 16 quilômetros do Centro de Botucatu, Vitoriana há anos vivia a margem de ações concretas do Poder Público. Mas desde 2009, através da atual Administração Municipal, essa distância tem sido encurtada. Prova disso é a nova unidade de saúde do distrito, inaugurada na manhã do último domingo (1º de julho) e que indiscutivelmente servirá de modelo para as futuras unidades a serem construídas em Botucatu. Até então, os moradores de Vitoriana eram atendidos em imóveis alugados e improvisados.

O novo espaço tem aproximadamente 700 metros quadrados de área construída, no qual estão incluídos consultórios médico e odontológico, amplo saguão de espera e inúmeras salas para outros procedimentos como atendimento de urgência e emergência, curativos, farmácia, inalação, vacinação, escovação, atividades em grupos, entre outros.

O investimento na construção, mobiliários e equipamentos da nova unidade de saúde foi de R$ 1.319.000,00. A entrada do novo prédio ainda recebeu paisagismo e rampas de acessibilidade.

A equipe de saúde da família é formada por médico, quatro auxiliares de enfermagem, uma enfermeira, um dentista, um auxiliar de serviços dentários, um auxiliar de limpeza, um auxiliar administrativo e seis agentes comunitários. Ela atenderá uma população de cerca de 3.500 pessoas que também inclui bairros como Porto Said, Mina, Rio Bonito e Alvorada da Barra.

A unidade de saúde recebeu o nome do botucatuense José Marcues [1916-1978], que se mudou em 1951 para Vitoriana, onde viveu com esposa e cinco filhos e dedicou-se ao cultivo do café e a criação de gado, contribuindo para o desenvolvimento da região. “Trabalhei por 32 anos como auxiliar de enfermagem em Vitoriana e com certeza essa unidade era o que o distrito mais precisava. A homenagem ao meu pai é justa por tudo o que ele contribuiu para a comunidade do distrito”, disse Elza Marcues Rogani, filha do homenageado e servidora municipal aposentada.

Qualidade - Visivelmente emocionada, a secretária municipal de Saúde, Tania de Cácia Gasparello, fez questão de agradecer a todos os profissionais, que direta e indiretamente, ajudaram na concepção e concretização da unidade de saúde de Vitoriana. “É preciso que a população saiba a quantas mãos é feita uma unidade de saúde de qualidade, que tem a missão de acolher, ouvir e tratar de pessoas. Não tenho medo em arriscar que esta unidade, dentro do padrão da rede básica do Sistema Único de Saúde (SUS), é uma das mais bonitas do País. E ela tinha que ser grande mesmo, do tamanho da dignidade e necessidade das pessoas que moram em Vitoriana”, destaca.

O vice-prefeito e ex-secretário municipal da Saúde, Antonio Luiz Caldas Júnior, lembrou que Vitoriana foi uma das primeiras comunidades de Botucatu a receber uma equipe de saúde do Município, isso em 1979. Com esta nova unidade, ele acredita que o serviço irá avançar ainda mais. “As ações da equipe que trabalha em Vitoriana eram sempre frustradas por conta da falta de infraestrutura, que nunca havia sido dada. Agora o atendimento será aperfeiçoado porque a comunidade também receberá contribuição dos alunos/residentes da nossa Faculdade de Medicina e dos profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), que inclui nutricionista, fisioterapeuta, assistentes sociais, entre outros. E o mais importante, essa unidade foi projetada visando o crescimento do distrito para os próximos vinte anos, ou seja, sem a necessidade de gastos extras para fazer novas reformas e remendos, como temos visto em outras unidades espalhadas pela Cidade”, argumenta.

O prefeito João Cury Neto elogiou o esforço e competência da equipe que nos últimos anos se dedicou em manter os serviços de saúde no distrito. Ele também lembrou de importantes ações viabilizadas pela Prefeitura, desde 2009, e que tem melhorado o cotidiano dos moradores de Vitoriana como a pavimentação da Rua Turma 6 (uma das principais do distrito), a chegada dos sinais de telefonia celular e internet, construção e futura cobertura da quadra de esportes, sem falar na instalação da subprefeitura, importante canal de comunicação entre a população e o Poder Público.

“E muito mais ainda está por vir para Vitoriana, que nas últimas gestões públicas ficou condenada por meras picuinhas políticas frente às lideranças dessa região. Apenas espero que estes avanços que concretizamos e projetamos para o distrito não retrocedam porque este povo merece o que tem de melhor”, afirma.

Mais unidades em Botucatu - Além da unidade de Vitoriana, por meio do programa “Botucatu Com Mais Saúde”, a Prefeitura já entregou a nova Unidade de Saúde da Família do distrito de César Neto. Nos próximos meses ainda estão previstas as entregas das unidades dos bairros Jardim Santa Elisa e Comerciários.

A Secretaria Municipal de Saúde e a Fundação UNI também definiram os bairros prioritários para receberem a construção de mais sete unidades de saúde da família, a partir de 2013. A ideia é deixar os terrenos reservados e os projetos prontos para o próximo prefeito executá-los. Os locais escolhidos são Santa Maria, Jardim Reflorenda, Parque dos Pinheiros, Jardim Itamaraty, Bairro Alto, Real Park e Cohab 4.

Serviço:

Unidade de Saúde de Vitoriana