29 DEZ 2011
Saúde reforça frota de ambulâncias

A Secretaria Municipal de Saúde, no prazo de 60 dias, deverá receber três novos veículos que reforçarão a frota da Central de Ambulâncias. Conforme processo licitatório finalizado nesta semana (pregão 269/2011), foram investidos R$ 334.500 na compra de modelos tipo van, cor branca, e que serão utilizados no transporte de pacientes em casos de urgência e emergência de média complexidade.

Atualmente, o Município conta com 15 veículos. Mas alguns, segundo o próprio secretário da Saúde, Antonio Luiz Caldas Júnior, por conta do tempo de uso, já não oferecem as mesmas condições adequadas para o serviço destinado. “Esses novos veículos serão do porte do Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência], totalmente adaptados, inclusive com possibilidade de receber aparelhos de respiração. Eles terão ar-condicionado, maca e espaço suficientes para oferecer o conforto devido para o transporte de pacientes, principalmente em viagens mais longas para aqueles que precisam ser encaminhados a outras cidades como São Paulo, Bauru e Jaú, para um tratamento específico”, justifica.

Além dessas três ambulâncias brancas, outro processo de compra de veículo (pregão 270/2011) da Secretaria de Saúde já havia sido concluído no final de novembro passado pela Comissão Permanente de Licitações (Copel) da Prefeitura. Ele se refere à aquisição de um minibus, ao valor de R$ 110.500, que também será destinado ao transporte de pacientes locais, preferencialmente àqueles que fazem hemodiálise no Hospital das Clínicas da Unesp (campus de Rubião Júnior) e tratamento em um hospital especializado em dependentes químicos na cidade de Pirajuí. Diferente das vans, esse modelo de veículo é um pouco maior, com capacidade para 16 pessoas. O minubus, de acordo com o contrato, deverá ser entregue no prazo de 150 dias.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a Central de Ambulâncias chega a atender cerca de 15 mil solicitações, por ano, para o transporte de pacientes.

Central de Ambulâncias: 0800-772-1415