06 JUL 2011
MOBILIDADE URBANA
Novas placas facilitam orientação no trânsito de Botucatu

A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Transporte [Semutran], deu início a instalação de uma nova forma de sinalização aérea no trânsito local, com placas indicativas com nomes das ruas e avenidas em todos os cruzamentos e pontos semafóricos do Município.

O primeiro trecho contemplado foi o cruzamento entre a Avenida Dom Lúcio com a Rua Campos Salles, no Centro. Até setembro, a Semutran espera ter instalado quase 80 placas indicativas, que foram adquiridas pelo Poder Público ao custo aproximado de R$ 25 mil e fazem parte do programa “Seguindo em Frente”, lançado no final de maio passado e que prevê outros investimentos na área.

“Essas placas são comuns em São Paulo e outras cidades de grande porte. Elas fazem parte de um plano de orientação que facilitam a mobilidade principalmente para quem é de fora de Botucatu, evitando que os motoristas se distraiam enquanto procuram algum endereço, por exemplo”, argumenta o secretário municipal de Transporte, Vicente Ferraudo.

Outros investimentos

Dentro do programa Seguindo em Frente, a Semutran já iniciou também a instalação de 20 novos abrigos de concreto aos usuários do transporte coletivo; semáforos com lâmpadas LED; contadores regressivos nos semáforos que melhoram o fluxo e ajudam a reduzir o número de acidentes nos cruzamentos; e a operação do radar móvel em diversos pontos da Cidade com finalidade de coibir imprudências cometidas pelo abuso de velocidade que consequentemente gera um número maior de acidentes.

Desde o final de 2010 também foi implantado um sistema de monitoramento do transporte coletivo via GPS. Através dele, ônibus conseguem ser acompanhados a todo instante, o que permite um melhor controle de toda a frota e suas respectivas linhas.

Além da manutenção das sinalizações horizontais e verticais da Cidade e das campanhas educativas de trânsito, a Semutran prevê ainda para este ano a execução de novos projetos viários que visam melhorias no tráfego de veículos.

Serviço

A Semutran atende diariamente uma média de 40 ligações, pelo telefone gratuito 156, com críticas, sugestões e elogios que também podem ser feitos pelo telefone 3813-3515. O contato ainda pode ser estabelecido através da internet com envio de e-mail para o endereço “156.semutran@botucatu.sp.gov.br”.

O horário de atendimento da Semutran e do telefone 156 é de segunda à sexta-feira das 7 horas às 11h30 e das 13 às 17 horas. Mais informações sobre o sistema de transporte coletivo urbano e trânsito em Botucatu podem ser encontradas no site http://semutran.botucatu.sp.gov.br.