05 JUL 2011
GUARDA MUNICIPAL
‘Patrulha da Paz’ forma quase 250 alunos

Na tarde desta segunda-feira [4], o Teatro Municipal “Camilo Fernandes Dinucci” foi palco da formatura de mais uma turma de aproximadamente 250 alunos dos quintos anos de dez escolas municipais que participaram no primeiro semestre deste ano do “Patrulha da Paz”, projeto coordenado pela Guarda Civil Municipal (GCM) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Na oportunidade, apresentações de mágica divertiram os alunos. Aqueles que mais se destacaram durante as atividades do Patrulha também foram homenageados, inclusive com prêmios.

De acordo com Maria Conceição Bissoli Degand, diretora da escola municipal de Ensino Fundamental “José Antonio Sartori”, no Jardim Eldorado, onde o projeto foi concebido ainda em 2005, os bons resultados provocados pelo Patrulha da Paz podem ser vistos tanto na parte física da escola quanto no comportamento dos estudantes. “A limpeza da escola é outra porque os próprios alunos se cobram e fiscalizam os colegas. Os atritos e ocorrências dentro e nas mediações dela também caíram a zero. Antigamente a Sartori tinha fama ruim, mas hoje é exemplo. Mesmo os alunos dos primeiros anos almejam chegar no quinto ano para serem patrulheiros, é uma honra para eles. O legal é que o projeto também tem contaminado os pais e a comunidade”, relata.

O secretário municipal de Segurança, Dr. Adjair de Campos, e o comandante da GCM, Paulo Renato da Silva fizeram questão que agradecer a participação maciça dos alunos no projeto, do qual não escondem ter um carinho especial. “O mérito para o sucesso do projeto é dos próprios patrulheiros e dos GCMs Nóbrega, Belo, Amâncio e Da Silva, da Patrulha Escolar, que desenvolvem as atividades. Sem esse comprometimento nada seria possível”, valoriza Campos. “É uma felicidade ver o projeto expandido e com estrutura. Em 2011, a Guarda completa cinco anos e o Patrulha é um grande presente que iremos retomar em agosto com novas turmas”, complementa Silva.

Presente também na cerimônia, o prefeito João Cury Neto reforçou a importância da transversalidade promovida pela Segurança juntamente com outras secretarias importantes como a da Educação, do Transporte e Meio Ambiente. “Esse tipo de trabalho em conjunto faz sentido e traz mais resultados. Não podemos enxergar segurança pública apenas da maneira convencional. O lado humano e social é mais importante ainda porque trabalhamos com a prevenção. E se não investirmos nas pessoas nosso futuro estará comprometido. O que eu gosto do Patrulha da Paz é que ele passa o conceito de que não basta a criança ser melhor apenas na escola, mas também deve ser melhor dentro de casa, com apoio da família”, disse o chefe do Executivo, que lançou à GCM o desafio de ampliar ainda mais o projeto para quase todas as escolas municipais para o ano de 2012.

Além da escola Sartori, atualmente o Patrulha da Paz é desenvolvido também nas seguintes unidades educacionais: Emefs “Raymundo Cintra”, no Distrito de Vitoriana; “Professor Francisco Guedelha”, no Parque Marajoara; “Raul Torres”, no distrito de César Neto; “João Maria de Araújo Júnior”, Vila São Lúcio; “Jonas Alves de Araújo”, no Comerciários 3; Elda Moscogliato, na antiga Cesp; “Angelino de Oliveira”, na Vila Antártica; “Paulo Guimarães”, no Jardim Brasil; e Obra Social Madre Marina Videmari, na Vila Real.

Sobre o projeto - No Patrulha da Paz os alunos que atuam como patrulheiros são escolhidos pelos próprios colegas de sala.  Eles são responsáveis por fazer relatórios de comportamento dos demais alunos e, assim, zelar sobre o patrimônio escolar.

O projeto propicia atividades que: transmitam cultura de paz ao espaço público; mostrem a importância de boas atitudes voltadas ao bem comum; e que utilizem diferentes linguagens e brincadeiras com intuito de desenvolver atitudes voltadas à segurança individual e coletiva.

Através do Patrulha da Paz, a Guarda Municipal ministra palestras sobre meio ambiente, trânsito seguro, combate às drogas, entre outros temas que aproximem as crianças e suas famílias da comunidade.

Alunos com melhor desempenho geral durante o Patrulha da Paz – 1º semestre de 2011

1º Pedro Henrique Felisberto Nazareta / Emef “José Antonio Sartori”

2º Heloísa Gabriela de Souza Nascimento / Emef “Raul Torres”

3º Luiz Gustavo Crespamam Bezerra / Emef “Angelino de Oliveira”