04 NOV 2010
Eliminatória da fase nacional do Botucanto começa com show do mestre do samba/rock

A partir desta sexta-feira [5], às 20 horas, o Espaço Cultural “Antonio Gabriel Marão” se torna palco do sétimo Festival Botucanto, com a primeira eliminatória da fase nacional do evento denominada “Festival da Canção”. Além da apresentação das dez canções concorrentes, o público terá como atração os shows de Di Melo e Nereu Mocotó e Swing.

Este último é considerado o “pai” do samba/rock e um dos maiores pandeiristas do Brasil. Ele foi fundador do lendário “Trio Mocotó”, grupo que acompanhou Jorge Benjor na melhor fase de sua carreira.

Nereu começou sua carreira nos anos 60 acompanhando artistas como Ataulfo Alves, Wilson Simonal e Sérgio Mendes. Fundou o Trio Mocotó em 1968. Além de Jorge Benjor, o grupo acompanhou o sambista Cartola e até o mestre do jazz, Duke Ellington, em passagem pelo Brasil. Em meados dos anos 70, o Trio Mocotó estourou nacionalmente com o sucesso “Coqueiro Verde”, composto por Roberto e Erasmo Carlos.

Após rodar com o mundo com o Trio Mocotó, Nereu gravou seu primeiro disco solo “Samba Power”, em 2006. Muito elogiado pela crítica, o CD tem a participação da cantora Céu e apresenta toda a versatilidade de Nereu, que trafega pelo lado mais tradicional do samba, sem deixar de lado os acentos mais modernos do gênero.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Osni Ribeiro, talvez o nome de Nereu não seja tão conhecido junto ao grande público, mas é um artista único, que explora todas as possibilidades do samba. “Quem for ao Espaço Cultural nessa noite certamente vai se divertir”, recomenda.

Renato Teixeira, Arnaldo Antunes e Edgar Scandurra

No sábado [6], o Espaço Cultural recebe a segunda eliminatória da fase nacional do Botucanto, que também conta com a apresentação de mais dez músicas concorrentes. Na mesma noite, o encerramento fica por conta do cantor e compositor Renato Teixeira, ícone da música de raiz caipira.

A grande final do Botucanto acontece no domingo [7], com a apresentação das dez canções finalistas e premiação. No último dia, duas das figuras mais importantes do rock nacional vão dividir o palco no show de encerramento do evento. Arnaldo Antunes e Edgar Scandurra farão uma apresentação composta por parcerias feitas entre os dois ao longo de mais de 10 anos, entre elas: “Música para Ouvir”, do álbum “Um Som”, de Arnaldo Antunes [2002].

Todas as apresentações do Botucanto são gratuitas.

Programação completa:

Dia: 05/11 - 1ª eliminatória nacional “Festival da Canção”

Espaço Cultural “Antonio Gabriel Marão”

Apresentação de 10 canções concorrentes.

- Show com Di Melo – integrou o movimento da black music brasileira dos anos 70 com Tim Maia, Cassiano e Hyldon. Considerado um dos artistas que mais próximo chegou a uma linguagem soul nacional.

- Show com Nereu Mocotó e Swing – ex-integrante do Trio Mocotó e considerado um dos inventores do samba rock.

Dia: 06/11 - 2ª eliminatória nacional “Festival da Canção”

Espaço Cultural “Antonio Gabriel Marão”

Apresentação de 10 canções concorrentes.

- Show com André Caccia Bava – depois de acompanhar artistas tão diversos como Sandy & Junior, Elza Soares e Lobão, o guitarrista mostra as canções de “Vento Bom”, seu primeiro trabalho solo.

- Show com Renato Teixeira – o cantor e compositor paulista mostra seus maiores sucessos.

Dia: 07/11 – Finalíssima

Espaço Cultural “Antonio Gabriel Marão”

Apresentação das 10 canções finalistas e premiação.

- Show com Dimi Zunquê – tem um trabalho caracterizado pela diversidade de ritmos, energia e versatilidade.

- Show com Arnaldo Antunes e Edgar Scandurra – dois dos maiores nomes do rock nacional mostram suas parcerias ao longo de mais de dez anos de trabalho.

Serviço:

Avenida Dom Lúcio, nº755 – Centro

Telefone: 3882-0133

Mais informações no site www.botucanto.com.br e no blog www.botucanto.wordpress.com