06 MAI 2010
1ª Mostra de Serviços Socioassistenciais do CRAS Vitoriana reúne mais de 50 pessoas

O Centro de Referência da Assistência Social [CRAS] de Vitoriana, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e Saúde, realizou a 1ª Mostra de Serviços Socioassistenciais e Trabalhos das Oficinas Culturais e de Geração de Renda, desenvolvidos na unidade, na última quarta-feira [5], das 14 às 17 horas, no Barracão da Igreja Nossa Senhora das Vitórias.

O evento reuniu mais de 50 pessoas envolvendo a comunidade de Vitoriana, Mina, Rio Bonito, Porto Said e Alvorada da Barra, que fazem parte do CRAS da região norte.

A Mostra teve abertura com uma palestra sobre o serviço do Conselho Tutelar, ministrada por Luciana Paci. A equipe de agentes do Posto de Saúde da Família [PSF] também ministrou uma palestra sobre o auto exame de mama e prevenção da saúde bucal, e realizou a aplicação de vacinas H1N1, além de serviços para verificação da pressão arterial.

Aproximação da comunidade - De acordo com a coordenadora do CRAS Vitoriana, Alessandra Maschetti, a Mostra tem como objetivo divulgar o quê a unidade oferece, e fazer com que a comunidade realmente identifique o CRAS como centro de referência. “Nossa intenção é mostrar para a população os serviços de geração de renda, entre outros, que podem ser feitos aqui sem as pessoas terem que ir a Botucatu”, explica Maschetti.

Durante o evento foram expostos os projetos sociais e trabalhos realizados nas oficinas de geração de renda, como: pintura em tecido, crochê, bordado em chinelo, processamento artesanal de carne suína e leite, além de artesanato com o uso de sementes encontradas na área rural de Botucatu.. Também foram mostrados serviços realizados em educação infantil na Rede Municipal e apresentações culturais como de hip-hop com o grupo “Arte de rua ” e violão, por usuários de projetos.

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Maria Della Coleta, essa iniciativa do CRAS é importante porque abre para a comunidade o que o poder público tem a oferecer. “É um trabalho desenvolvido em conjunto direto com a Secretaria Municipal de Assistência Social, de Saúde e Educação. O CRAS trabalha com a mediação dos direitos dos cidadãos e o poder público, oferecendo cursos de geração de renda, oficinas de convivência, hip -hop, teatro, dança e artes plásticas”, conta Maria.

O evento foi encerrado com duas oficinas de geração de renda, uma de decoração de festas, e outra de artesanatos para pessoas da comunidade ali presentes.