30 JUL 2009
IMPORTANTE: Comunicado da Secretaria Municipal de Saúde à população

Face a situação epidemiológica que o mundo, o Brasil e a cidade de Botucatu, estão enfrentando referente à Influenza A - H1N1, a Secretaria Municipal de Saúde estabeleceu um plano de contenção com algumas frentes de trabalho.

De acordo com a nota oficial expedida pela Secretaria de Estado da Saúde, onde recomenda às escolas públicas e privadas que adiem o retorno das aulas para o próximo dia 17 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde, informa que 99% das escolas acataram a decisão. A medida tem como objetivo reduzir a transmissão do vírus influenza A/H1N1 no Estado de São Paulo. A recomendação é válida para todos os estabelecimentos de ensino, entre eles escolas de educação infantil, ensinos fundamental e médio, além de universidades.

A decisão de ampliar as férias escolares foi tomada depois de análise das recomendações e avaliações da OMS [Organização Mundial da Saúde] a respeito da propagação do vírus entre estudantes e de recorrentes relatos sobre o aumento expressivo do número de crianças e adolescentes atendidas nos pronto-socorros devido a problemas respiratórios, portanto, a Secretaria Municipal de Saúde de Botucatu, REITERA o conteúdo da nota oficial da Secretaria de Estado onde indica a prorrogação das férias de todas as escolas inclusive as particulares.

A Secretaria também reafirma a orientação à população para que mantenham as medidas de higiene, como lavar as mãos com freqüência e cobrir o nariz e a boca quando tossir ou espirrar. É fundamental ainda que as pessoas com sintoma de gripe fiquem em casa, repousando.

Capacitações - Foram feitas capacitações e atualizações de informações a profissionais de diferentes segmentos, em parceria com a Faculdade de medicina na pessoa do médico infectologista Carlos Magno Fortaleza.

No dia 3 de julho, foram os Profissionais de Saúde [médicos, enfermeiros] da rede municipal. No dia 20, para os professores da rede particular e conveniada. No dia 24, para os profissionais do ensino com todos os diretores das escolas da rede municipal, estadual e particular. A orientação e esclarecimento à toda a população aconteceu no Teatro Municipal no dia 28 de julho e dia 29 foi a vez dos representantes do comércio e agências bancárias no CDL.

Na segunda e terça-feira [3 e 4 de agosto] as informações foram passadas para todos os atendentes de creche e educação infantil, bem como para os auxiliares de serviços gerais.

Mais informações:

Secretaria Municipal de Saúde

Fones: 3811-1105 - 3813-3388 - 3811-1100 ramal 122 ou pelo e-mail: vigilancia@botucatu.sp.gov.br ou educacaoemsaude@botucatu.sp.gov.br