26 MAR 2009
Febre Amarela: Saúde vacinou mais de 26 mil até quarta-feira

A Secretaria Municipal de Saúde vacinou até ontem, 25 de março, em Botucatu, 26.046 pessoas contra a febre amarela.

A vacinação é preventiva em virtude dos casos de febre amarela silvestre registrados em Itatinga, Sarutaiá e Piraju.

A campanha está sendo feita na zona rural e área urbana – em todos os postos de saúde e em postos volantes espalhados pela cidade.

A Guarda Civil Municipal [GCM] está apoiando a Secretaria de Saúde com patrulhamentos nos locais de vacinação. De acordo com a enfermeira chefe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de saúde, Mara Carmelo, não há necessidade de pânico. “A vacina é válida por 10 anos, crianças com menos de seis meses, pacientes portadores de imunodeficiência [Aids] e usuários de corticóides em altas doses não devem tomar a vacina”, explica.

Postos Volantes

Hípica

Jardim Tropical 1 e 2

Parque das Cascatas

Saiba mais sobre a febre amarela:

A Febre Amarela é uma doença febril aguda, de gravidade variável, causada por um vírus, que compromete vários órgãos, sendo o fígado e os rins os mais atingidos. Ela se manifesta primeiramente com dores de cabeça, em seguida aparece febre alta, calafrios, olhos congestionados, vômitos e icterícia. Os casos graves apresentam hemorragias, delírios e convulsões, que geralmente levam à morte.

Como se transmite?

- A Febre Amarela Silvestre ocorre nas florestas, matas e áreas rurais da região endêmica. A transmissão se faz através da picada de mosquitos silvestres [Haemagogus e Sabethes] infectados pelo vírus, no ciclo: Macaco -> Mosquito -> Homem.

A transmissão da Febre Amarela Urbana se faz através da picada do Aedes aegypti infectado, no ciclo: homem infectado=> Aedes aegypti => homem.

A prevenção acontece através da vacinação. A vacina contra Febre Amarela é fundamental para que você e sua família não adoeçam.

A partir dos 6 meses de idade deve-ser tomar uma dose de vacina e um reforço a cada dez anos. Apenas desta forma você estará protegido contra a doença.

A vacina contra Febre Amarela, na maioria da população não produz efeitos colaterais. Entretanto, observa-se que 2 a 5% dos vacinados podem apresentar dor local, febre, dores musculares e dor de cabeça com duração de 1 a 2 dias.

A vacina encontra-se disponível nas Unidades de Saúde, na área endêmica e nos serviços de portos, aeroportos e fronteiras em todos os Estados.

Ao se deslocar para os Estados do Amapá, Amazonas, Acre, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Goiás, Rondônia, Roraima e Tocantins, não se esqueça de verificar se já tomou a vacina contra Febre Amarela.

Recomenda-se tomar a vacina com um intervalo mínimo de 10 dias antes da viagem, possibilitando assim a formação de anticorpos, suficiente para a proteção contra a doença.

Esta recomendação também vale para viagens a países da América do Sul [Venezuela, Bolívia, Equador, Colômbia e Peru] e países endêmicos da África.

Elimine todos os depósitos que puderem conter água parada, mesmo limpa, como garrafas, pneus, pratos de vasos de plantas, xaxim, bacias e copinhos descartáveis, deverão ser cuidadosamente eliminados, pois, qualquer um deles poderá constituir-se em criadouros focos de mosquito.

Mudando semanalmente a água dos vasos de plantas ou substituindo por areia.

Não existe tratamento específico para Febre Amarela. O tratamento é apenas sintomático.

Se você apresentar alguns destes sintomas, procure a Unidade de Saúde mais próxima.

Os casos graves devem ser tratados em Unidade de Terapia Intensiva, porque necessitam de cuidados especiais e assistência médica.

Só com a participação consciente de todos, será possível evitar a reurbanização da Febre Amarela.

Saiba mais: http://www.febreamarela.org.br