19 MAR 2009
ESPORTES E PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA
Prefeitura promove clínica de tênis de mesa

A Prefeitura Municipal de Botucatu promove com a União das Associações e Amigos de Bairros de Botucatu [Unasabs],uma clínica de Tênis de Mesa, no domingo, dia 29 de março, no salão da Associação Atlética Botucatuense [AAB]. O evento acontece a partir das 15 horas e é aberto ao público.

Na ocasião também será lançado o livro “Método de Ensino de Tênis de Mesa para Professores, Colégios e Escolas”, de Nelson Machado.

A abertura será feita com o Prefeito Municipal João Cury Neto, que jogou a modalidade representando a cidade.

Programação:

- Aula Teórica da Clinica [conteúdo]

01] Ping-Pong ou Tênis de Mesa;

02] Importância da Educação Física e do Tênis de Mesa na infância, na idade Adulta e na 3ª Idade;

03] Danos causados pelo stress e sedentarismo;

04] Tipos de Iniciação Esportiva - Origem e Desenvolvimento do Tênis de Mesa;

05] Fundamentos do Tênis de Mesa;

06] Tênis de Mesa - O esporte que propicia muitos benefícios [saúde, inteligência e paz]; 07] Porque é que vale a pena dedicar-se aos esportes amadores;

08] Formas de como segurar a raquete, efeitos, tipos de efeitos, borrachas da raquete, madeiras utilizadas, movimentos específicos;

09] Batida de forehand, batida de backhand, bloqueio [defesa], drive de velocidade e de efeito, flick; backspin;

10] Estilos de jogo, o que deve ser trabalhado na equipe principal, o que deve ser trabalhado na iniciação;

11] Principais características dos professores/treinadores;

12] Onde colocar a bola no ataque e na defesa;

13] Tempo certo para golpear a bola;

14] Caminho evolutivo do mesatenista [da iniciação ao alto rendimento];

15] Leis que levaram a implantar o Tênis de Mesa nas escolas de Marília, Dicas e Orientações;

16] Regras do jogo.

Após as aulas terão atividades práticas.

Objetivos - a clínica tem como objetivos massificar o Tênis de Mesa como competição e lazer em Botucatu e toda região, para que as pessoas de ambos os sexos e das diversas faixas etárias sejam praticantes dessa modalidade esportiva; ensinar as pessoas de todas as idades a jogar Tênis de Mesa; dar orientações metodológicas de Tênis de Mesa em escolas, colégios, clubes, Igrejas. Centros Comunitários e outros lugares; mostrar para os participantes que o Tênis de Mesa é um amplo e inexplorado mercado de trabalho rendoso; principalmente para estudantes e profissionais de Educação Física; conscientizar que a pratica de jogar de Tênis de Mesa beneficia preventivamente e curativamente a saúde física, mental e espiritual das pessoas de todas as idades [dos 13 aos 80 anos], criando hábitos salutares de paz, concentração e pré-disposição.

Nelson Machado - graduado em Educação Física pela Universidade de Marília/SP; Pós-Graduado em Ciência do Treinamento Desportivo pela Universidade de Marília/SP; Treinador da Seleção Brasileira Infanto-Juvenil de 1990 a 1996; Diretor Técnico da Federação Paulista de Tênis de Mesa; é o Coordenador dos Intercâmbios de Tênis de Mesa com a França, Portugal e Espanha desde 1996; coordenador do Centro de Alto Rendimento da ADM/Criativo/Prefeitura Municipal de Marília.

A realização é da Prefeitura Municipal, Associação Atlética Botucatuense, Secretaria Municipal de Esporte, UNIFAC, Instituto KL de Tênis de Mesa, União das Associações e Sociedades Amigos de Bairros e Divisão Técnica de Biblioteca e Documentação da Unesp/ Campus de Botucatu; com apoio do Colégio Santa Marcelina, Associação dos Servidores da UNESP, Associação Botucatuense de Assistência ao Hipertenso, Colégio La Salle, Secretaria de Descentralização e Participação Comunitária, Atlética do Centro Acadêmico Pirajá da Silva – UNESP/ FMB/, Secretaria Municipal da Cultura, Diretoria de Ensino de Botucatu, Câmara Municipal de Botucatu, Secretaria Municipal de Ensino, Associação dos Amigos da Rua Dr. Costa Leite e adjacências.

Colaboração: Primar Plaza Hotel, Restaurante Mandacaru, SABESP e Diário da Serra.

Mais informações: 9732-3172 [Nenê]/ Ninonene2009@yahoo.com.br ou 9791-1600 [Kim].