09 MAR 2009
ESPORTES E PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA
Festival de Voo Livre recebe mais de 3 mil pessoas

O Festival Botucatuense de Voo Livre que aconteceu nesse final de semana recebeu mais de 3 mil expectadores. Cento e vinte pilotos de todo Brasil, Canadá, EUA e Austrália participaram do evento que aconteceu na rampa Na Base da Nuvem, na fazenda Morro Selvagem.

As secretarias de Esporte e Lazer, Obras, e Segurança; e as subsecretarias de Turismo e Comunicação da Prefeitura Municipal apoiaram o festival que foi promovido pelo instrutor Carlos Tosetto e o monitor Marquinhos.

“O parapente é um esporte que mistura adrenalina com tranqüilidade. O piloto e o parapente entram em total sintonia com a natureza”, explica o monitor Marquinhos. Segundo Tosetto, a principal recomendação do voo livre respeitar todas as normas de segurança.

Os pilotos foram unânimes em elogiar a organização do evento e as condições de voo que a cidade oferece. “O festival está demais, muito bem organizado. Com segurança, clima ‘família’, a organização nota 10. A recepção aos pilotos foi ótima e as condições de voo são excelentes. Botucatu com certeza se tornará referência no esporte”, disse o empresário/piloto Renato Gomes, 40, de Bom Jesus do Pirapora [SP].

“Botucatu é show, com toda certeza vai se firmar como uma das melhores cidades para praticar o voo livre no Brasil. O festival comprova isso”, disse Samuel Braga, de Caraguatatuba, piloto de Asa-delta.

O secretário da Associação Brasileira de Voo Livre [ABVL], Chapolim, esteve em Botucatu para avaliar o potencial da cidade para abrigar uma etapa do campeonato nacional. “Botucatu mostrou que tem apoio da Prefeitura em infra-estrutura, aqui está tudo ótimo, o visual é lindo, a organização está muito boa e as condições de voo são excelentes. Ainda esse ano a cidade vai sediar uma etapa do brasileiro [campeonato], que são 14 dias de provas”, conta.

De acordo com Tosetto, o apoio da Prefeitura foi fundamental para o sucesso do evento. “As secretarias de Esporte, Obras, Turismo, Segurança e Comunicação estão de parabéns. Quero agradecer também ao DET, ao Corpo de bombeiros e à Guarda Municipal. Sem todos esses apoios seria muito difícil conseguir fazer um festival com essa qualidade. Quero parabenizar o prefeito João Cury pelas pessoas que ele escolheu para ocupar as secretarias, que são pessoas competentes e comprometidas em realizar um bom trabalho”, comenta.

Viagem – no sábado, seis pilotos de parapente decolaram de Botucatu com destino a Bauru, mas foram forçados a pousar próximos à Barra Bonita, por causa da forte chuva.

Além dos estrangeiros e dos botucatuenses, estiveram no festival pilotos de São Paulo, Campinas, Hortolândia, Laranjal Paulista, Bauru, São Manuel Caraguatatuba, Pirapora do Bom Jesus, Santos, Atibaia, Cambuquira [MG], Maringá [PR], Ribeirão Claro [PR], Santa Cruz do Rio Pardo, Rio de Janeiro, Vitória, entre outras.