02 MAR 2009
Assistentes Sociais recebem capacitação em Saúde Mental

Trinta e seis assistentes sociais receberam nessa segunda-feira [2] a primeira capacitação em Saúde Mental. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com o departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp.

A primeira aula foi ministrada pela assistente social, professora doutora Maria Odete Simão e abordou alcoolismo e drogadição. “O alcoolismo é um problema social muito grave, que atinge toda a família do doente. O Brasil é o país que tem a bebida mais barata do mundo e o alcoolismo é a terceira causa de afastamento em saúde; é um custo muito alto para a sociedade em todos os sentidos”, disse a palestrante.

Segundo Maria Odete, o álcool pode mascarar diversas doenças e causa agressividade, distorção da realidade e quadros depressivos, entre outros.

De acordo com a secretária da Assistência Social, Maria Della Colleta, a necessidade dos cursos de capacitações surgem nas reuniões semanais entre os funcionários da secretaria e as assistentes sociais das 28 entidades que formam a Rede Social do Município.

Na próxima segunda-feira [9] o psiquiatra Ricardo Torrezan continua a capacitação em saúde mental para as Assistentes Sociais.