27 FEV 2009
Produção urbana de hortaliças tem grande procura em Botucatu

A Subsecretaria de Agricultura e Abastecimento segue discutindo o conceito de agricultura urbana no município de Botucatu.

De acordo com Marcio Campos, diretor de Agricultura, a questão se aplica no aproveitamento de áreas urbanas utilizadas para a finalidade agrícola de produção de hortaliças, frutas, plantas medicinais e ornamentais. “A prefeitura Municipal vem realizando um levantamento das iniciativas de agricultura urbana no município e revela que Botucatu tem muita produção nos terrenos de bairros centrais e periféricos”, comenta.

Nos primeiros dois meses de governo, foram reconhecidas mais de dez iniciativas de produção de hortaliças, frutas e pequenos animais nos bairros do Monte Mor, Centro, Jardim Paraíso e 24 de Maio, estando próximas às avenidas e ruas da cidade. “ Para dar um exemplo gostaríamos de citar um caso, do bairro Jardim Paraíso, localizado à Rua Ana Julia Prado de Oliveira, nº 26, no qual o senhor Jaime Laperuta, de 78 anos, cuida de um espaço de 900 m² que produz alface, rúcula, abóbora, pimenta, banana, limão, laranja, acerola, alecrim, erva doce, carqueja, capim cidreira e galinhas poedeiras de forma saudável”, acrescenta o diretor.

A produção abastece o bairro e vizinhos fiéis que compram os produtos sempre frescos e colhidos na hora. “Há grande procura por essa produção urbana nos bairros e a Subsecretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento vem apoiando essas iniciativas que embelezam o município e cuidam da segurança alimentar de nossa população”, finaliza Campos.