16 ABR 2009
Vigilância em Saúde Ambiental registra caso de raiva em morcego

A Equipe de Vigilância em Saúde Ambiental [EVSA] recebeu no último dia 08 a confirmação de um caso de raiva em morcego na região do Jardim Bom Pastor. O morcego do gênero Eumops spp. [insetívoro - se alimenta de insetos], foi encontrado dentro de um apartamento e não houve contato com os animais da proprietária nem com a mesma.

As atividades de bloqueio foram iniciadas na manhã de ontem [15] e se estendem até amanhã. As atividades consistem na verificação da caderneta de vacinação e aplicação de uma dose de reforço da vacina nos animais dentro de um raio de 500 metros a partir do local em que o morcego foi encontrado.

A raiva é uma doença fatal e até o presente momento sem cura, por isso deverão ser vacinados durante o bloqueio, cães e gatos com mais de 45 dias de idade e que não apresentem histórico vacinal com pelo menos duas doses consecutivas, além daqueles que não apresentarem comprovante de vacinação anterior.

“Ressaltamos que ao encontrar um morcego caído, as pessoas não devem tocá-lo, devem cobrir este animal com algum recipiente como caixa de papelão, balde ou lata para evitar que pessoas ou animais entrem em contato com o mesmo, e ligar para o telefone 150 para que possamos recolhê-lo e encaminha-lo para diagnóstico de raiva”, explica o chefe da Divisão de Saúde Pública Veterinária Cassiano Victória.