17 ABR 2009
Governador anuncia pacote de obras e investimentos que chegam a R$ 50 milhões

O governador do Estado de São Paulo, José Serra, anunciou na tarde de hoje, na praça Pedro Torres, em Botucatu, um pacote de obras e investimentos para a cidade; entre eles o Poupatempo, um Ambulatório de Especialidades e uma unidade da Rede Lucy Montoro. O mandatário estadual também oficializou as recuperações das vicinais Alcides Soares, que liga Botucatu a Vitoriana e Emílio Roder, de Pardinho. Os investimentos chegam a R$ 50 milhões.

Na ocasião, o prefeito João Cury entregou a Serra uma placa de agradecimento e um agasalho da Virada Esportiva do Interior que acontece a partir do meio-dia desse sábado [18], até meio-dia de domingo [19].

De acordo com informações da Polícia Militar, mais de 300 pessoas estiveram presentes ao evento que contou com a presença do Secretário de Estado de Gestão Pública, Sidney Beraldo, dos deputados federais José Aníbal e Renato Amary [PSDB]; dos deputados Estaduais Pedro Tobias [PSDB], Giriboni [PV] e Milton Flávio [PSDB]; secretários municipais e vereadores de Botucatu; bem como representantes do legislativo e executivo de toda região.

A unidade botucatuense do Poupatempo que terá um caráter regional foi anunciada pelo secretário Beraldo, durante o seu discurso. Ele aproveitou para elogiar o esforço e desempenho do prefeito municipal João Cury em conseguir obras e verbas para o município. “Em 100 dias o João [Cury] demonstrou competência, dinamismo e espírito público”, disse.

Beraldo fez questão de ressaltar a inauguração da Ouvidoria Municipal no último dia 14. “É uma forma de relacionamento entre a administração e a população; alémk de equipar o funcionalismo público demonstra coragem e democratiza a informação e o acesso à prefeitura”, declara.

O deputado Milton Flávio mostrou-se feliz com o fato de Botucatu figurar entre as cidades que estão recebendo grande atenção do Governo Estadual. “Por oito anos, Botucatu se negou a receber qualquer equipamento do Governo Estadual por não ser do mesmo partido da administração à época”, lamenta. “Agora, em todas as secretarias estaduais que vou me perguntam sobre Botucatu e comentam que o prefeito [João Cury] esteve atrás de verbas e obras”.

José Serra destacou que destina melhorias a todas as cidades do Estado. “Governo para todos, não sou o governador do PSDB, sou o governador do Estado”.

O prefeito João Cury agradeceu pelos investimentos, entre eles os R$ 18 milhões do Programa Pró-Vicinais, o Poupatempo, a unidade da Rede Lucy Montoro e o ambulatório de especialidades. “O povo botucatuense é digno e merecedor dessas obras; nossa administração tem austeridade e, sobretudo comprometimento com a população.

Poupatempo – a unidade Botucatu beneficiará mais de 270 mil habitantes da cidade e de 12 municípios vizinhos. Em seu discurso, o governador pediu ao secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo, que a inauguração da unidade aconteça até abril do próximo ano. 'O plano de expansão do Poupatempo vai elevar em 50% a capacidade de atendimento do Programa no Estado', destacou.

A unidade Poupatempo será instalada na avenida Floriano Peixoto, em um prédio térreo com mais de 1600 metros quadrados e capacidade de realizar 2.700 atendimentos por dia. Serão prestados serviços do Instituto de Identificação, DETRAN, Banco Nossa Caixa, Acessa São Paulo, e-poupatempo, Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho.

O contrato de locação do prédio já está assinado e a cessão ao Estado será feita em breve. O edifício também deve ser comprado pela Prefeitura.

Ambulatório Médico de Especialidades – Serra anunciou a construção de um Ambulatório de Especialidades para o tratamento de doentes e desafogamento do HC da UNESP. “Essa obra estará pronta em 2010”.

Rede Lucy Montoro – Serra anunciou também que Botucatu terá uma unidade da Rede Lucy Montoro, programa desenvolvido parceria do Hospital das Clínicas, que distribui ajudas técnicas [como bengalas e cadeiras de rodas] e reabilitação. A proposta da Rede é render condições à pessoa com deficiência física de ser efetivamente incluída na sociedade, a partir do desenvolvimento de suas habilidades e potencialidades. O objetivo é “empoderar” o paciente em relação à exigência de seus direitos de acesso igualitário a bens, produtos e serviços disponíveis na sociedade, sempre considerando a realidade à sua volta - eixo condutor também do trabalho da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Tratamentos e tecnologias referenciais em medicina e reabilitação serão adotadas na Rede Lucy Montoro. A unidade empregará uma equipe completa de profissionais, composta de médicos, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, enfermeiros e nutricionistas especializados em Reabilitação. Os pacientes contarão ainda com piscina especial para hidroterapia e laboratórios complementares, como os de função pulmonar e de análise do movimento, além de salas de RPG e de condicionamento físico, quadras polieportivas e terapia ocupacional. As famílias serão integradas ao tratamento, quando possível acomodadas em abrigamentos construídos ao lado das unidades, e preparadas para renderem apoio e independência às pessoas com deficiência física inclusive no ambiente doméstico.

“Botucatu estará no mesmo patamar de São Paulo Campinas e Ribeirão Preto”, finalizou o governador.

src='/news/admin/DSC_3093_320x2141.JPG' border='0'>

Fotos: Marcelino Dias