12 JUL 2017
ESPORTES E PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA
Botucatu oferece serviços de saúde à população que pratica esportes em pontos da cidade

Quem procura o Estádio do Inca, a Praça da Juventude e o Ginásio Municipal de Esportes para praticar exercícios, como caminhada e corrida ou para usar as academias ao ar livre, tem a oportunidade de ter a saúde acompanhada por profissionais da Secretaria Municipal de Esportes e Promoção da Qualidade de Vida.

Equipes de educadores físicos fazem a aferição da pressão arterial de todos os praticantes e instruem também técnicas de alongamento e aquecimento antes da prática esportiva. A medida, que já é realizada desde janeiro, está vinculada ao desejo do poder público em oferecer, através do esporte na cidade, uma maior qualidade de vida à população.

“Os resultados têm sido muito positivos, já que o trabalho ajuda quem é hipertenso a baixar a pressão e quem é normotenso, a prevenir a hipertensão. Após as atividades físicas, é possível notar a queda de até 11 milímetros de mercúrio na pressão de hipertensos, e até 6 na de normotensos. O exercício físico faz a diferença e queremos passar essa mensagem a população”, afirma a educadora física Edilaine Michelin, coordenadora do projeto.

Aproximadamente 800 pessoas já realizam o acompanhamento nos três locais, sendo que  37,5%  dalas são hipertensas.

As ações da Secretaria de Esportes e Promoção da Qualidade de Vida são gratuitas e disponíveis a toda a população que frequenta o Inca, a Praça da Juventude e o Ginásio de Esportes de segunda a sexta-feira, no período da manhã.

Hipertensão

Ter Hipertensão, usualmente chamada de pressão alta, é ter a pressão arterial, sistematicamente igual ou maior que 14 por 9. A pressão se eleva por vários motivos, mas principalmente porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem. O coração e os vasos podem ser comparados a uma torneira aberta ligada a vários esguichos. Se fecharmos a ponta dos esguichos a pressão lá dentro aumenta. O mesmo ocorre quando o coração bombeia o sangue. Se os vasos são estreitados a pressão sobe.

A pressão alta ataca os vasos sanguíneos, coração, rins e cérebro. Os vasos são recobertos internamente por uma camada muito fina e delicada, que é machucada quando o sangue está circulando com pressão elevada. Com isso, os vasos se tornam endurecidos e estreitados podendo, com o passar dos anos, entupir ou romper. Quando o entupimento de um vaso acontece no coração, causa a angina, que pode ocasionar um infarto. No cérebro, o entupimento ou rompimento de um vaso, leva ao "derrame cerebral" ou AVC.

Nos rins podem ocorrer alterações na filtração até a paralisação dos órgãos. Todas essas situações são muito graves e podem ser evitadas com o tratamento adequado, bem conduzido por médicos e acompanhado de alimentação saudável e prática de exercícios. (Sociedade Brasileira de Hipertensão)