24 JAN 2017
VERDE
Prefeitura começa mutirão de podas e retiradas de árvores

A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal do Verde, iniciou nesta semana um mutirão de podas e retiradas de árvores em diferentes pontos de Botucatu. A meta é zerar todos os pedidos remanescentes do ano passado no prazo de 60 dias. Nesta lista de espera há 180 podas e outras 80 retiradas de árvores pendentes.

“Se as chuvas não atrapalharem, queremos concluir essa demanda até o fim de março. Entendemos a preocupação da população em relação aos riscos que algumas árvores oferecem no Município, especialmente nesta época do ano, com os temporais de verão. Mas primeiro queremos zerar o que ainda não foi atendido e, com bastante critério, atender novos casos que forem surgindo”, explica o secretário municipal do Verde, Márcio Vieira.

Procedimento de solicitação
Para solicitar o serviço de poda, o munícipe pode entrar em contato através de telefone com a Secretaria Municipal do Verde, instalada no Poupatempo Ambiental, ou mesmo com o Balcão da Cidadania, no prédio principal da Prefeitura.

Já a retirada de árvore deve ser efetuada presencialmente na Rua Miguel Cioffi, 325 - Vila Padovan [antiga Secretaria de Agricultura], com o RG e CPF em mãos, além do carne do IPTU, ou documento que comprove a propriedade do terreno/imóvel onde se encontra a árvore. Caso não seja dono do terreno, a pessoa deve solicitar uma carta de consentimento do proprietário para que o serviço possa ser realizado.

Uma vez solicitado o pedido, corre o prazo de 15 dias para que um engenheiro agrônomo da Prefeitura possa realizar a vistoria da árvore e mais dez dias para emitir a autorização, ou não, da poda ou retirada. Em caso positivo, o responsável pelo pedido deverá passar na Secretaria do Verde para assinar o termo de compensação de árvore. A partir daí, o Poder Público tem o prazo de 45 dias para realizar o serviço.

Vale lembrar ainda que nenhum munícipe tem o direito de podar ou retirar uma árvore sem autorização do poder público municipal, estando este sujeito às penalidades previstas no Código de Arborização Urbana.

Secretaria do Verde [Poupatempo Ambiental]
Rua Lourenço Carmelo, 180 – Jd. Paraíso