27 DEZ 2023
VERDE
Botucatu atingiu Qualificação I no Programa Município Verde Azul

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), entregou no dia 19 de dezembro, certificações a 280 municípios paulistas no nono ciclo do Programa Município Verde Azul (PMVA).

O evento, realizado no Palácio dos Bandeirantes, reconheceu o comprometimento dessas cidades com o desenvolvimento sustentável e a gestão ambiental.

A Secretaria do Verde de Botucatu foi representada pela Interlocutora do Município Verde Azul, Bélith Caroline Leite, e a suplente, Juliane Fumes Bazzo, responsáveis pelo gerenciamento das ações das diretivas ambientais, e pelos servidores Adriana Oliveira e Douglas Crespam.

O programa visa alinhar a gestão ambiental do Estado e dos municípios, proporcionando capacitações e apoio técnico para as prefeituras. No ciclo referente aos anos 2022 e 2023, aprimorou sua metodologia, incluindo critérios mais objetivos de avaliação, como passivos ambientais, e retomou seu calendário anual de atividades.

“As ações propostas são organizadas em dez diretivas que abrangem temas estratégicos, como Governança Ambiental, Avanço na Sustentabilidade, Educação Ambiental, Uso do Solo, Gestão das Águas, Esgoto Coletado e Tratado, Resíduos Sólidos, Qualidade do Ar, Arborização Urbana e Biodiversidade”, destacou Bélith Caroline Leite.

Segundo Bélith, além da qualificação o município recebeu um troféu confeccionado com madeira apreendida em operações da Polícia Militar Ambiental, promovendo a conscientização sobre o combate ao desmatamento ilegal.