04 JAN 2017
Banco de Alimentos distribuiu mais de 53 toneladas a entidades de Botucatu

O Banco de Alimentos de Botucatu - "Lourdes Pedutti Soares Batista" terminou 2016 com saldo mais que positivo. No primeiro ano de operação, o serviço recebeu pouco mais de 64 toneladas de alimentos. Desse total, 53,6 toneladas conseguiram ser distribuídas a entidades do Município, aproveitamento superior a 80%. O restante é encaminhado a produtores rurais que utilizam as perdas em forma de compostagem.

“Por ser o primeiro ano que estamos apresentando o Bando de Alimentos, foi bem positivo. Nosso objetivo em 2017 é aumentar o número de mercados e quitandas que fazem doações ao Banco de Alimentos e melhorar a qualidade do alimento doado para reduzir o desperdício”, diz Renata Thiegui, coordenadora do Banco de Alimentos.

Outra proposta é que a partir deste ano o Banco de Alimentos possa promover oficinas de alimentação saudável. “Quando a gente encaminha os alimentos, a entidade tem que saber como reaproveitá-los, de uma forma diferente e adequada. Então nossa ideia é trazer as cozinheiras destas entidades para fazer oficinas aqui no Banco. Porque às vezes um tomate não dá pra aproveitar na salada, mas dá pra fazer um molho”, argumenta.

Por mês o Banco de Alimentos de Botucatu tem conseguido abastecer de 35 a 40 entidades. Uma delas é o Botucam, que atende mulheres vitimas de câncer de mama. Segundo Alessandra Trindade, toda terça-feira ela passa no Banco de Alimentos para levar sacolas cheias de verduras, legumes e frutas às assistidas.

“A gente restringe a doação às mulheres que estão quimioterapia. Isso ajuda muito na recuperação delas porque reforça a alimentação. A maioria são pessoas em situação vulnerável. Mas como o montante doado é bom, acaba beneficiando a alimentação de toda família, não só da paciente”, conta.

Sobre o Banco de Alimentos
Inaugurado em 11 de dezembro de 2015, o Banco de Alimentos de Botucatu, que está sob a gestão do Instituto J. Augusto e vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, é um projeto que busca combater o desperdício de alimentos. Além de estimular a segurança alimentar, incentiva a responsabilidade social através de doações de empresas, supermercados, quitandas, padarias e população em geral.

Trata-se de uma central de arrecadação de alimentos que estão fora dos padrões de comercialização, mas que preservam seu valor nutricional e ainda são próprios para consumo humano. Após o contato do "Colaborador Amigo", a equipe técnica do Banco de Alimentos coleta as doações. Os alimentos são recebidos e supervisionados pela responsável técnica de nutrição.

Depois de selecionados, eles são processados (ou não), embalados e distribuídos gratuitamente para as entidades cadastradas na Secretaria de Assistência Social de Botucatu. As próprias entidades entregam os alimentos às famílias que se encontram em vulnerabilidade social.

Para colaborar com o Banco de Alimentos de Botucatu basta entrar em contato pelo telefone (14) 3813 9313, e-mail doacaobancodealimentos@institutojaugusto.com.br ou pela página no Facebook: bancodealimentosbtu.

Atualmente, o País tem mais de 200 Bancos de Alimentos, públicos e privados, que atendem mais de 10 mil instituições e beneficiam mais de 4 milhões de pessoas.

Banco de Alimentos de Botucatu
Avenida Paula Vieira, 704 - Vila Jahu