24 OUT 2016
SEGURANÇA
Simulado com produtos inflamáveis reúne forças de segurança de Botucatu

Foi realizado na manhã da última quinta-feira (20), nas dependências da Anidro do Brasil (unidade do Grupo Centroflora), um simulado de atendimento a ocorrências envolvendo produtos perigosos. Durante a ação foi simulado um incêndio nos tanques de álcool da empresa.

Trata-se de uma iniciativa que reuniu Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), Cetesb - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental de Botucatu e equipe de emergência de São Paulo, Secretaria Municipal de Segurança  por meio da Guarda Civil Municipal, Defesa Civil e Polícia Militar.

Na oportunidade, os bombeiros fizeram a contenção do liquido inflamável com material absorvente. Nos tanques, combateram o incêndio com a utilização de espuma e água para o resfriamento dos que não foram atingidos. A ação contou com oito vítimas: duas com queimaduras, duas com traumas e quatro com ferimentos leves.

Para o atendimento das vítimas foi colocado em prática o Sistema Integrado de Comando e Operações em Emergência (Sicoe) do Corpo de Bombeiros. O simulado também proporcionou o exercício do método S.T.A.R.T, no qual as vítimas são triadas e atendidas conforme a gravidade que cada uma apresenta.

“Nossa intenção é fazer com que  o simulado seja uma atividade mais próxima de uma situação real de catástrofe, integrando e padronizando serviços e ações de urgência e emergência de Botucatu. Logística, comunicação e infraestrutura são outros itens que também exigiram atenção de todos os envolvidos”, explica o Capitão Winckler, comandante do Corpo de Bombeiros de Botucatu.

Este foi o terceiro simulado deste porte realizado na Cidade. No ano passado, a atividade foi realizada no Shopping Botucatu e, em 2014, no Teatro Municipal.  A iniciativa local surgiu após o caso da boate Kiss, ocorrido na cidade de Santa Maria (RS), em janeiro de 2013, quando mais de 200 pessoas morreram após um incêndio dentro da casa noturna.