21 SET 2023
Botucatu terá um Guarda Civil para cada mil habitantes
Prefeito sancionou projeto de lei que autoriza a ampliação da GCM. Efetivo deve chegar a 150 guardas.
O Prefeito Mário Pardini sancionou o projeto de lei que autoriza a ampliação do efetivo da Guarda Civil Municipal de Botucatu para até 150 agentes. Com isso, a Cidade passa a contar com um GCM a cada mil habitantes.

Os novos guardas irão comporto o Grupamento Escolar Comunitário, vinculado a Guarda Civil Municipal, que será um instrumento de segurança e prevenção nas instituições públicas de ensino de Botucatu, com ênfase no atendimento às crianças e aos adolescentes. Ou seja, cada escola pública de Botucatu passar a contar com um guarda civil municipal para atender os alunos e comunidade escolar.

A ampliação da GCM faz parte de um pacote de investimentos realizados pela Prefeitura de Botucatu em segurança pública. Além disso, a Secretaria de Segurança adquiriu novas viaturas, armamento, munições e coletes, além de implantar a Muralha Virtual. Desde o início deste ano a Cidade é monitorada por mais de 100 câmeras de monitoramento das principais entradas e saída, praças, vias públicas e fachadas de escolas públicas.

Destes equipamentos, mais de 50 são câmeras do modelo PTZ que tem capacidade de monitoramento 360º, com longo alcance e funcionamento 24 horas por dia. As imagens produzidas por esses equipamentos serão monitoradas pelo Centro de Operações Integradas da Muralha Virtual.

Com tais investimentos em segurança, aliado com empenho do trabalho realizado pelos homens e mulheres das Forças de Segurança, Botucatu foi eleita a segunda cidade mais segura do País de acordo com o Ranking do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. A cidade ficou atrás apenas de Jaraguá do Sul, cidade de Santa Catarina.