21 DEZ 2015
Inauguração do CEI do Santa Maria zera demanda de vagas de creches na região Sul

A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Educação, inaugurou no sábado (19), o Centro de Educação Infantil (CEI) - “Professora Jurema Ramos Cordeiro”, no Conjunto Residencial Santa Maria. Com a entrega desta unidade escolar, o Poder Público Municipal zera a demanda por vagas de creche na região Sul da Cidade.

O evento contou com a presença do prefeito João Cury Neto; deputado estadual, Fernando Cury; secretária municipal de Educação, Alessandra Lucchesi de Oliveira; presidente da Câmara Municipal, André Rogério Barbosa; vereadores, Edinei Lazaro da Costa Carreira e Luiz Francisco Fontes (Fontão); diretora da unidade, Ana Lucia da Silva; coordenadora pedagógica, Aillim Mara de Souza Santos; e do esposo da homenageada, Homero Cordeiro de Campos, acompanhado de seu neto Paulo Cordeiro Pauletti, representando toda a família; além de secretários municipais; gestores; professores, equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação, pais e alunos. A cerimônia também contou com a presença do Padre Horeste Gomes Filho e do Pastor Narciso Minetto Junior, que juntos realizaram uma benção ecumênica no final da cerimônia de inauguração.

No discurso de todas as autoridades presentes ficou claro a importância da homenageada que empresta o nome para o novo Centro de Educação Infantil, Professora Jurema Ramos Cordeiro, que sempre demonstrou a sua preocupação com a educação e sempre trabalhou com muita dedicação para os seus alunos.

Segundo a diretora da nova unidade escolar, Ana Lucia da Silva, a qualidade da educação infantil é determinante para o processo da trajetória escolar dos alunos. “Com a dedicação e profissionalismo de toda a equipe escolar, serão atingidos todas as metas e objetivos propostos para todas as crianças”, afirma.

A secretária municipal de Educação, Alessandra Lucchesi de Oliveira, agradeceu toda a comunidade do Santa Maria pelos cuidados e paciência que tiveram ao longo da obra. “Convido a todos que venham fazer parte desta estrutura, pois é um patrimônio que pertence a este local. Convido também que as famílias estejam junto com seus filhos, na construção de um futuro melhor para todos”. diz.

Contagiado pela emoção, o prefeito João Cury Neto enfatizou que, mais do que construir novas escolas, abrir novas vagas, fornecer uniformes ou outros equipamentos para os alunos, é importante colocar a Educação como maior instrumento de transformação da sociedade.

“Fazemos toda a diferença ao colocarmos o investimento na Educação sob esta perspectiva. A escola em si é apenas concreto e ferro. Mas o que nos interessa são as pessoas. Quando abrimos um equipamento educacional, além de gerar empregos, investimento no futuro de nossos filhos e para as próximas gerações”, argumenta.

“Estou muito feliz de por entregar mais uma creche, zerando o numero de crianças que estavam na lista de espera por uma oportunidade. Quando assumimos a Prefeitura em 2009, a demanda era de mais de mil alunos na espera e hoje, pela primeira vez na história de Botucatu, zeramos no setor Sul a demanda de vagas. Isto é trabalho, dedicação e compromisso com a primeira infância. Até o final de 2016, a prefeitura contará com mais 768 vagas em Educação Infantil,”, conclui o Prefeito.

Sobre a creche
A construção da creche faz parte do programa de expansão de vagas que desde 2009 é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e atende ao crescimento da demanda na região Sul da Cidade. A unidade foi viabilizada por meio de um convênio entre a Prefeitura e o Governo Federal através do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (ProInfância), do Ministério da Educação.

A obra, orçada inicialmente em R$ 1,3 milhão, chegou a ficar paralisada por conta de dificuldades financeiras apresentadas pela empresa contratada. A Prefeitura formalizou o rompimento do contrato e abriu novo processo licitatório. Em maio de 2014, a empresa Paicheco São Manuel Construções Ltda. – ME assumiu a construção, sendo necessários mais R$ 314.534,00 para conclusão dos serviços.

O projeto prioriza a acessibilidade, com as adequações necessárias que permitem o uso por portadores de necessidades especiais, criando e sinalizando rotas acessíveis ao ligar os ambientes de uso pedagógico, administrativo, recreativo, esportivo e de alimentação.

A unidade contará com oito amplas salas de aula, fraldário, lactário, recepção; sala de informática; sala de leitura; bloco administrativo (direção, secretaria e sala dos professores); cozinha; refeitório; seis banheiros, sendo dois adaptados para a pré-escola; lavanderia; depósito; almoxarifado; parque infantil; anfiteatro de arena; pátio coberto e estacionamento, além de três salas técnicas, completando um conjunto de 47 dependências.

Inicialmente, a creche Professora Jurema Cordeiro irá atender 130 alunos no período integral e meio período matriculados atualmente no Centro de Educação Infantil “Rafaela Cristina Francisco Benato”, abrindo assim mais 80 vagas para 2016. Mas a projeção é que a nova unidade escolar possa atender, com o tempo, 220 alunos: 120 crianças de 4 meses a 3 anos de idade em período integral e outras 100 crianças de 4 e 5 anos distribuídas em turnos matutino e vespertino.

A nova unidade escolar irá atender alunos dos residenciais Santa Maria, Maria Luiza e Jardim do Bosque. Já a escola Rafaela Benato atenderá cerca de 200 alunos residentes nos bairros 24 de Maio; Santa Monica; Santa Cecília; Cohab 3 e toda a área rural circunvizinha.

CEI “Jurema Ramos Cordeiro”
Rua Luiz Garcia Mauricio, nº25 – Santa Maria