18 DEZ 2015
Grupo Abayomi fez da Praça Rubião Júnior uma grande ciranda em mais uma noite do Natal Luz

As nuvens com chuva que se aproximavam de Botucatu na noite desta quinta-feira (17) logo foram limpas do céu e deram o lugar à lua. Consciência ou não, isso aconteceu justamente no momento em que o grupo Abayomi, formado por alunos e professores da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) começou sua apresentação na Praça Rubião Júnior, dentro da programação do projeto Natal Luz.

Com muita cor, batuque e alegria, os alunos da entidade contagiaram o excelente público presente, que também foi convidado a participar de uma grande ciranda na parte final do show. O Abayomi - que no dialeto africano significa: "nascido para ser feliz" - existe desde 2004 e foi concebido com o objetivo de estimular ainda mais a integração e desenvolvimento dos jovens e adultos atendidos pela Apae. A cultura popular brasileira, como as danças e músicas, que remetem às tradições e costumes presentes em cada região do País, é a principal fonte de inspiração do grupo, liderado pelos músicos André Moreira e Steve (Neghão) Araújo.

“O Abayomi é uma benção e trouxe só coisas positivas na vida de nossos alunos. Através da música e da dança, eles se tornaram pessoas muito mais calmas, sociáveis e até a coordenação motora deles melhorou, aumentando assim a autoestima e qualidade de vidas deles e de seus familiares”, afirma Paulo Jesuíno, presidente da Apae Botucatu, que atualmente atende cerca de 240 pessoas com algum tipo de deficiência intelectual ou múltipla.

Os interessados em conhecer pouco mais sobre o trabalho do grupo Abayomi, basta entrar em contato com a Apae Botucatu, que está localizada na Rua Dr. João Queiroz Reis, 278 – Vila Sônia. O telefone para mais informações é o (14) 3811-1310.

Sobre o Natal Luz
Até o dia 5 de janeiro, a população de Botucatu e de cidades vizinhas poderá conferir a iluminação especial que decora os espaços públicos que integram o “Natal Luz”. A iniciativa combina iluminação especial com apresentações especiais em algumas das principais praças da Cidade.

Os locais iluminados são: Praça do Bosque, Praça Cavalheiro Virgilio Lunardi (Vila dos Lavradores), Praça Rubião Júnior, Praça Anita Garibaldi, Praça Pedro Torres (Prefeitura), Ginásio Municipal de Esportes e Largo da Estação (Vintinha).

Mais de um milhão de luzes, nas mais diferentes cores, deixaram esses espaços ainda mais bonitos e aconchegantes, criando um roteiro de visitação. O sistema inclui lâmpadas de LED espalhadas pelas árvores, com cores variadas (branca, verde, azul e rosa) e efeitos ao estilo “pingos de chuva”.

Lançado no último dia 6, o Natal Luz segue com uma variada programação até 18 de dezembro, que inclui apresentações musicais de cantores, grupos e corais movimentará as praças do Bosque, Rubião Júnior e Cavalheiro Virgílio Lunardi. O projeto é uma iniciativa das secretarias municipais de Obras, Comunicação, Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Cultura, Esportes, Lazer e Turismo.

PROGRAMAÇÃO – APRESENTAÇÕES DO NATAL LUZ

18/12 – 20 horas