19 NOV 2015
ESPORTES E PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA
Turismo rural: alunos do Porto Said promoveram 1º Festival da Tilápia

Nos dias 11, 12 e 13 deste mês foi realizado o nono módulo do Curso Turismo Rural com os alunos da turma do Porto Said. Este módulo consiste em identificar e resgatar os pratos típicos da localidade, adaptando-os à realidade atual; aplicar métodos de cozimento, armazenagem, controle e higiene na manipulação dos alimentos.

No dia 13 os alunos promoveram um almoço no Rancho da Associação dos Funcionários da Prefeitura de Botucatu intitulado 1º Festival da Tilápia, de acordo com o que foi identificado no módulo de Identidade e Cultura.

A instrutora do curso, Luciana Alho, explica que durante os três dias os alunos organizaram o local, com limpeza e decoração, bem como a comida: tilápia assada inteira aberta na brasa, coberta com vinagrete e maionese. “O maior objetivo é que esta atividade gastronômica seja o início de próximos eventos, que o Festival da Tilápia torne-se tradição em nossa cidade e um complemento na renda dos alunos”, comenta.

O secretário de Esportes, Lazer e Turismo, Antonio Carlos Pereira, destaca que o Curso de Turismo Rural pela primeira vez  em Botucatu foi realizado em uma comunidade. “Em todos os outros anos, os alunos eram produtores rurais e desta vez o trabalho foi realizado com os pescadores, isso foi possível graças a parceria com as Secretarias de Assistência Social e Descentralização. O curso da turma do Porto Said será encerrado nos dias 3 e 4 de dezembro. Os alunos receberão certificado de âmbito nacional podendo atuar em qualquer lugar do Brasil”, salienta.

Sobre o curso
A ação, que visa fornecer aos alunos técnicas apropriadas para que sejam desenvolvidos negócios de turismo em propriedades rurais, é promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) em parceria com o Sindicato Rural de Botucatu e a Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo.

O curso de Turismo Rural é formado por 10 módulos, totalizando 240 horas, divididos em três dias por mês. Este ano estão sendo realizados dois cursos no Município, um formado por proprietários de sítios e fazendas na região de Botucatu e outro grupo composto por pescadores da Comunidade do Porto Said - Rio Bonito.

As atividades desenvolvidas com os alunos da turma do Porto Said ainda contam com apoio da Secretaria de Assistência Social e da Associação dos Trabalhadores e Funcionários Públicos Municipais de Botucatu (ATFPMB) que oferece o local para a realização das aulas.

Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo
E-mail: turismo.info@botucatu.sp.gov.br