10 SET 2015
Shopping Botucatu abrigará simulado de catástrofe no dia 15 de setembro

As principais forças de segurança e equipes que trabalham diretamente na Rede de Urgência e Emergência do Município estarão reunidas no próximo dia 15 de setembro (terça-feira) para um simulado de catástrofe no Shopping Botucatu. A ação iniciará às 10 horas, com previsão de quase duas horas de duração. Neste dia o shopping funcionará normalmente.

O objetivo do treinamento é integrar os serviços e padronizar as ações que garantam recursos humanos e materiais extras para atendimento a pacientes em casos de desastres e catástrofes, em situações que excedam a capacidade de atendimento habitual dos serviços de urgência e emergência de Botucatu. Logística, comunicação e infraestrutura são outros itens que também irão exigir atenção de todos os envolvidos.

A ideia é trazer o simulado o mais perto possível de uma situação real. Por isso, todos os procedimentos serão cronometrados e criteriosamente avaliados. A ação simulará um princípio de incêndio em uma das salas de cinema, com evacuação do local, avaliação e atendimento às vítimas, que serão encaminhadas a hospitais da Cidade. O exercício deste ano envolverá aproximadamente 250 profissionais, desde pessoas que atuarão como vítimas até condutores de ambulâncias, enfermeiras, médicos, bombeiros, policiamento e segurança civil.

Este será o segundo simulado deste porte realizado na Cidade. No ano passado, o Teatro Municipal foi o cenário escolhido. Na época, a avaliação foi extremamente positiva pois se tratava de uma experiência inédita em Botucatu. A iniciativa local surgiu após o caso da boate Kiss, ocorrido na cidade de Santa Maria (RS), em janeiro de 2013, quando mais de 200 pessoas morreram após um incêndio dentro da casa noturna.

Este simulado em Botucatu é uma iniciativa do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e do Corpo de Bombeiros. Ele contará ainda com a participação da Secretaria Municipal de Segurança [Guarda Civil Municipal e Defesa Civil], Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), Rodovias do Tietê, Policia Militar, Unimed, e equipe de seguranças e brigadistas do Shopping Botucatu.

Shopping Botucatu
Avenida Marginal Duzentos – 1050 – Vila Real