01 AGO 2015
Assistência Social certifica 80 adolescentes em Programa de Desenvolvimento Pessoal e Profissional

A Prefeitura de Botucatu, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou na noite da última segunda-feira (31 de agosto), no Cine Teatro Nelli, a cerimônia de entrega de 80 certificados aos adolescentes que concluíram os cursos do Programa de Desenvolvimento Pessoal e Profissional.

A Secretaria de Assistência Social, por meio dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, executados nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), ofereceu além dos encontros semanais das unidades, também  cursos profissionalizantes aos adolescentes assistidos.

A empresa Microlins – Cuesta Desenvolvimento Pessoal e Profissional foi contratada e disponibilizou cursos para que os adolescentes escolhessem os de seus interesses. Os mais procurados foram: Assistente Administrativo, Assistente Contábil, Auxiliar de Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Excel, Excel Avançado, Word, Auto Cad Mecânico , Agente de Vendas, Telemarketing, Montagem e Manutenção de Computadores e Operador de Caixa.

A cerimônia contou com a presença do prefeito João Cury Neto; secretária de Assistência Social, Amélia Maria Sibar; diretor da Microlins, Adilson Marcos Victal; e a assistente social e coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), da região Oeste, Priscila Marta Andrini Neves, representando todas as unidades presentes. Além dos adolescentes que foram certificados e familiares.

“Este é um momento de extrema importância para os adolescentes e seus familiares, de conquista e concretização de um objetivo. Para nós, profissionais, é uma sensação de dever cumprido, um momento que retrata um dos resultados positivos do nosso trabalho”, enfatiza Priscila.

A secretária  de Assistência Social, Amélia Maria Sibar, destaca que nesta primeira etapa se formaram 80 adolescentes que participam de programas de transferência de renda como “Ação Jovem”. Alguns, inclusive, já foram encaminhados para o mercado de trabalho. “No momento ainda temos mais de 160 pessoas fazendo cursos de qualificação e uma lista de espera de 40 adolescentes. A grande novidade destes cursos foi a possibilidade que demos para eles escolherem os que eram de seus interesses. Muitos fizeram mais do que um”, comenta.

Para Gabriela Izidoro Barbosa, frequentar as reuniões semanais do Cras e os cursos mudou sua perspectiva de vida. “Os cursos me ajudaram bastante. Eu não sabia em que direção seguir e foi assim que descobri que quero fazer faculdade na área de Recursos Humanos. Quero trabalhar e ajudar meus pais”, enfatiza.

O prefeito João Cury Neto parabenizou os formandos pela iniciativa de buscarem os cursos e conquistarem um diferencial. “Só tenho a parabenizar estes adolescentes que saíram da zona de conforto e foram a procura de qualificação. Com perseverança e força, concluíram estes cursos.  Eles são viabilizados através do dinheiro dos impostos pagos pela população e que estão retornando em qualificação profissional para que estes adolescentes possam ter um futuro melhor”, salienta.