03 JUL 2015
DEFESA CIVIL
Simulado de acidente com produtos perigosos é realizado com sucesso em Botucatu

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, em parceria com a Prefeitura de Botucatu, realizou na manhã desta sexta-feira (3), um simulado de acidente com produto perigoso em rodovia. O exercício aconteceu na altura do km 249 da Rodovia Marechal Rondon (pista leste) e simulou a colisão de um ônibus na traseira de um caminhão tanque transportando álcool, com vazamento de combustível na pista. O treinamento serviu para avaliar situações individuais e conjuntas de cada órgão com atendimento de vítimas.

O evento foi acompanhado por diversas autoridades, entre elas o secretário-chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Defesa Civil, Cel. PM José Roberto Rodrigues de Oliveira e o prefeito João Cury Neto. Participaram do treinamento integrantes da Defesa Civil do Município, Polícia Militar, Cetesb, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar Rodoviária, SAMU, Rodovias do Tietê e CONSEG – Conselho Comunitário de Segurança.

As viaturas e unidades de resgate e apoio se concentraram na balança da concessionária Rodovias do Tietê, na Rodovia Marechal Rondon. Todas as equipes receberam as últimas instruções do Major PM Marcos De Paula Barreto, da Defesa Civil do Estado, responsável pela coordenação dos trabalhos e ao serem acionadas via rádio, se deslocaram até o local da ocorrência. A chuva forte que cai sobre a cidade durante a madrugada e boa parte da manhã acrescentou um ingrediente a mais ao simulado.

Dezenas de viaturas foram envolvidas no exercício. Chamou a atenção do público a carreta do SICOE – Sistema de Comando de Operações do Corpo de Bombeiros, vinda de Bauru, de onde o Tenente Edson Winckler, fez toda a narração do simulado. Outra grande atração foi a viatura blindada do Batalhão de Policiamento de Choque da Polícia Militar, trazida de São Paulo especialmente para o evento.

Todos os procedimentos foram registrados para serem avaliados: tempo entre o acionamento e chegada dos recursos, sinalização de tráfego, resgate e transporte de vítimas, limpeza e liberação da pista.

O prefeito João Cury Neto parabenizou os participantes do simulado e destacou a integração entre as equipes das mais diversas instituições e empresas que atuam em situações de catástrofes ou no atendimento a ocorrências de natureza grave. Ressaltou ainda que Botucatu faz parte do programa de Cidades Resilientes, voltado a preparar os municípios para resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente dos efeitos de um desastre e de maneira organizada prevenir que vidas e bens sejam perdidos.

“A cidade mostra que está estruturada. Através da Secretaria de Segurança fizemos altos investimentos na Defesa Civil. Com o treinamento vamos aperfeiçoando as práticas e as medidas a serem tomadas, identificando os principais atores e o que cada um tem que fazer, para responder o mais rápido possível para diminuir o risco de morte ou sequelas na população atingida pelas ocorrências", argumenta.

O secretário municipal de Segurança Pública e Direitos Humanos, Adjair de Campos, também acompanhou de perto o treinamento e ficou bastante satisfeito com o resultado final. “Essa é uma ação muito importante. Preparamos as pessoas, os profissionais que atuam em situações limite para evitar que o mal maior aconteça, que é o registro de vítimas. Graças a Deus, apesar de termos atuado nas mais diversas ocorrências, em pouco mais de seis anos de governo do prefeito João Cury, não tivemos nenhuma vítima. Todos os órgãos trabalham integrados e demonstram que Botucatu está preparada para qualquer eventualidade”.

O coordenador da Defesa Civil de Botucatu, Paulo Renato da Silva, ressaltou que a chuva trouxe uma série de dificuldades ao exercício mas serviu para avaliar o grau de preparo das equipes atuarem nesse tipo de situação. “O resultado final, que é a capacidade de resposta, de salvamento por parte de todos os órgãos envolvidos, demonstrou que conseguimos atender a expectativa que a gente tinha em relação ao simulado. Cada equipe fez seu trabalho, desenvolveu seu papel e o resultado foi bastante positivo”.

Para o secretário chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Defesa Civil, Coronel PM José Roberto Rodrigues de Oliveira, o exercício foi muito bom executado, demonstrando a integração dos órgãos estaduais e municipais, com importante apoio da Prefeitura de Botucatu.

“Esse exercício tem três sentidos: treinar, integrar os órgãos e diminuir o tempo de resposta no caso de acidentes. Esse tipo de exercício realizado em Botucatu será repetido no estado todo porque é muito importante. O tempo ajudou, chovendo muito. Em geral, os acidentes acontecem nas piores condições. Essa situação vivenciada aqui só trouxe mais emoção ao exercício. O resultado final foi muito bom. Eu só tenho que agradecer a todos que participaram e em especial ao prefeito João Cury por todo o apoio. Em Defesa Civil dizemos que ninguém é melhor que todos nós juntos. Foi isso que vimos aqui hoje”, declarou.